Crianças e gatos podem se dar bem? Expert tira a dúvida


 - Foto: Divulgação
09/04/2024 às 10:08
Redação

Saiba mais

A internet está cheia de vídeos fofinhos de cães brincando com bebês e crianças. Afinal, como muitas pessoas já sabem, esses animais se dão super bem com os pequenos, especialmente raças mais gentis e brincalhonas. Essa é uma das várias razões pelas quais os cachorros são maioria entre os pets atualmente.

Os gatos, por sua vez, costumam ser vistos como animais mais frios e até traiçoeiros, e muitas pessoas com crianças pequenas têm receio de adicionar um felino à família por isso.

Mesmo com a população de gatos nos lares tendo crescido nos últimos anos, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), esse medo ainda persiste.

Porém, essa impressão em relação aos bichanos não está correta, sabia? Esses animais conseguem se adaptar muito bem aos ambientes com crianças, além de serem mais independentes e asseados, facilitando o dia a dia corrido que as famílias com pequenos costumam ter.

Gatos e as crianças

A expert Simone Cordeiro explica que, mesmo com comportamento menos sociável que o dos cães, os gatos não são tão frios assim.

“Os felinos gostam de brincar e interagem com as famílias e com as crianças. Ademais, é um tipo de pet que sabe muito bem demonstrar que está satisfeito com o ambiente, com a família, com o lar dele”,diz. Inclusive, eles conseguem se adaptar até à bagunça típica das crianças, desde que esteja bem acomodado.

“A reciprocidade deve fazer parte dessa relação. Ou seja, basta oferecer a ele todas as condições necessárias para viver em harmonia com a família, e ele também será capaz de entregar muitos benefícios”, comenta Simone.

Assim como no caso de outros pets, ter crianças e gatos na mesma casa proporciona aos pequenos várias vantagens, como um melhor desenvolvimento da socialização e um maior senso de responsabilidade. “A relação também auxilia na liberação do estresse e na produção de anticorpos para combater alergias como a rinite”, ressalta a especialista.

Vale lembrar que, para a amizade entre o pet e a criança realmente dar certo, é preciso ajudar o pequeno a entender como brincar com o gato. Ele precisa saber como pode tocar no bicho e quando deixá-lo quieto em seu canto. Assim, você evita que o gato fique irritado e até machuque a criança.

Cuidados veterinários

Assim como com qualquer outro pet, a diretora comercial da Au!Happy alerta que é muito importante manter as vacinas do animal em dia. Isso é essencial não apenas para a saúde dele, como também para a das pessoas com quem ele convive. “Os gatos podem ser transmissores de doenças e podem também contrair doenças mais sérias se não mantiverem a vacinação em dia”, avisa.

 

Por isso, não se esqueça de estar sempre de olho na saúde do bichinho, viu?

 

 

 

Fonte:AltoAstral

 

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Brasil - Buarque, ex de Bia Miranda, é levado às pressas ao hospital
  • Mato Grosso - Rede Cidadã forma 48 alunos em informática; inscrições para novas turmas estão abertas
  • Geral - Exposição à luz durante a noite pode aumentar risco de Alzheimer
  • Geral - 3 frutas brasileiras são classificadas entre as 100 melhores do mundo
  • Pelando - Justiça decreta prisão de Gato Preto, namorado de Bia Miranda
  • Brasil - Anielle Franco confirma importunação sexual de Silvio Almeida
  • Geral - Pessoas com cegueira hereditária conseguem ler após terapia inédita
  • Pelando - IZA estará no Rock in Rio grávida de oito meses. Relembre quem fez o mesmo e saiba os riscos!
  • Pelando - Por que Deolane Bezerra também é investigada nos EUA? Entenda!
  • Política Brasil - Presidente do TSE convida eleitoras e eleitores para atualizarem o e-Título antes do pleito