Obra na casa de Neymar em Mangaratiba, RJ, é interditada após denúncia de crime ambiental
g1
Famosos
A Polícia Civil e a Prefeitura de Mangaratiba fizeram na tarde desta quinta-feira (22) uma operação na casa do jogador Neymar Jr. em Mangaratiba por conta de uma denúncia de crime ambiental. Uma obra no local foi interditada durante a ação.
A denúncia é de que foi construído no local um lago artificial que promoveu desmatamento, quebra de rocha e desvio de um rio. Um lago foi interditado e será aplicada uma multa ao jogador.
Pai de Neymar estava em casa durante a ação — Foto: Reprodução
O pai de Neymar estava no local durante a ação. O g1 entrou em contato com a assessoria do jogador do Paris Saint Germain, mas ainda não obteve retorno.
Pai do jogador recebeu voz de prisão
Em dado momento, da apresentação do local da obra à Secretária de Meio Ambiente de Mangaratiba, Shayenne Barreto, o pai do jogador Neymar, Neymar da Silva Santos, se altera e recebe voz de prisão por parte da secretária.
Neymar Santos é informado que será autuado administrativamente e que a obra ficará embargada até que ele apresente todas as licenças necessárias para a intervenção.
O empresário se irrita e questiona se não poderá usar sua casa, e recebe como resposta dos fiscais que sim, poderá, mas não a parte em que está sendo feita a obra.
Ainda irritado, Neymar Santos reclama e recebe voz de prisão da secretária, que diz que ela deu a oportunidade para ele se explicar e apresentar as lincenças. Amigos do empresário intervém e pedem que ele se acalme enquanto falam com as autoridades.
Em nota, a Prefeitura de Mangaratiba esclareeu que durante a operação a secretária Shayenne Barreto foi desacatada pelo pai de Neymar e lhe deu voz de prisão.
A medida foi tomada com base no artigo n° 331 do Código Penal, que torna crime o desacato ao funcionário público no exercício da profissão. Entretanto, considerando o princípio da razoabilidade e diante a um pedido da assessoria do senhor Neymar Santos, o mesmo foi liberado para cumprir um compromisso em São Paulo.
Neymar Santos após receber voz de prisão em Mangaratiba — Foto: Divulgação
Em nota, a Prefeitura de Mangaratiba informou que a obra na mansão do jogador Neymar, no condomínio Aero Rural, em Mangaratiba, foi interditada, durante uma operação de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Mangaratiba, em conjunto com a Polícia Militar Ambiental, a Polícia Civil e agentes do Grupamento de Proteção Ambiental do munícipio.
A ação se deu após denúncias baseadas em postagens de redes sociais, que mostravam uma grande obra sendo feita, sem autorização ambiental, na propriedade do jogador.
Diversas infrações ambientais foram descobertas pela equipe da prefeitura, tais como:
- desvio de curso de água;
- captação de água de rio sem autorização;
- captação de água para lago artificial;
- terraplanagem;
- escavação;
- movimentação de pedras e rochas sem autorização;
- aplicação de areia de praia sem autorização ambiental.
Multa estimada em R$ 5 milhões
De acordo com a equipe da Secretaria de Meio Ambiente, o próximo passo será fazer o parecer das irregularidades constatadas e emissão de multa, a qual, segundo estimativas e diante do dano ambiental causado, não será menor que R$ 5 milhões.
Jogador pode ganhar Medalha Tiradentes
Também nesta quinta-feira (22), o jogador Neymar pode ser notícia por outro motivo. É que a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro vota, em discussão única, o projeto de resolução do deputado Anderson Moraes (PL) para conceder a Medalha Tiradentes - maior honraria da Casa.
Na justificativa do projeto, o deputado Anderson Moraes destaca que Neymar é exemplo em sua carreira, mas também em iniciativas sociais, com o Instituto Neymar.
“É um esportista inegavelmente reconhecido, que, por seu trabalho e talento, se tornou um dos maiores jogadores de futebol do mundo e da história, inspiração de milhares de crianças e apreciadores do esporte no estado do Rio de Janeiro, seja pelo seu talento, como por sua alegria, irreverência, além de exemplo de vitória como esportista e cidadão”, disse o deputado.