Vocalista do Ara Ketu volta à faculdade e se descobre no Direito: "Vocação para advocacia"


 - Foto: Divulgação
19/03/2024 às 11:16
Redação

Educação

A pandemia se tornou um marco na vida de muitas pessoas, e com Dan Miranda, vocalista do Ara Ketu, uma das bandas mais tradicionais da Bahia, não seria diferente. Foi no período de isolamento que o cantor de 47 anos tomou coragem para realizar um desejo que havia deixado de lado: estudar. 

Hoje, o artista concilia a carreira consolidada na música com a faculdade de Direito, área pela qual se apaixonou.

"Sempre que eu tentava fazer alguma coisa, fosse o Direito ou fosse qualquer outra profissão, sempre tinha uma coisa que me levava para o lado da música. O tempo foi passando e eu acabei não fazendo. Mas sempre tive vontade. Fui muito incentivado, principalmente pela vocação que eu tenho pra advocacia", explica.  

Entre o incentivo de familiares que exercem a profissão e a matrícula na faculdade não demorou muito tempo. No segundo semestre de 2022, quando a pandemia já havia arrefecido, ele começou os estudos em uma faculdade particular da capital baiana.

Quatro semestres depois, Dan se orgulha em dizer que tem conseguido administrar as duas paixões. A rotina é rigorosa, mas não é impeditivo.

"Estudo no presencial e vou a semana toda, de manhã, mas realmente é complicado. Tem ensaio, compromissos com a banda, além da vida normal, levar filho na escola, buscar, cuidar de casa, lavar o carro. A gente vai adequando aqui e ali", detalha.

Quando precisa viajar com a banda, Dan conta com a ajuda dos colegas e professores para ficar em dia com as matérias. "Eles entendem a minha profissão e sempre me ajudam a dar um jeito para não ficar sem nota", acrescenta.

"Se não tivesse ajuda, não estaria bem-sucedido"
Dan Miranda, inclusive, atribui a essa rede de apoio o sucesso que tem conseguido na faculdade. Depois da maratona do carnaval, por exemplo, ele tirou férias dos compromissos, mas as aulas começaram. Os colegas de classe que o atualizaram sobre as matérias.

"Eles me 'antenam' muito, me ajudam e acredito que se não tivesse essa ajuda, eu não estaria tão bem-sucedido no curso, é uma rede de apoio", celebra.

No entanto, nem sempre foi assim. Em entrevista ao Terra, Dan lembra que os colegas ficaram envergonhados de falar com ele no começo do curso. Os mais de 30 anos de carreira como cantor e compositor, além de ser o rosto do Ara Ketu, parecem ter intimidado os outros alunos da faculdade.

Essa timidez só deixou de existir no segundo semestre, e muitos admitiam a vergonha de falar com o artista.

"Uma galera brinca ter curtido muito 'Ziriguidum', e é gratificante poder ter isso na faculdade", brinca ele, em referência ao sucesso que marcou sua passagem pela banda Filhos de Jorge, antes de assumir o Ara Ketu. 

Com o clima de 'resenha' em sala de aula, Dan Miranda é até chamado para 'dar uma palinha' em festas entre os colegas e em eventos da própria instituição de ensino. Ele celebra: "É um privilégio estar participando e saber que a gente é convidado porque gostam do nosso trabalho". 

E depois da faculdade?
Dan Miranda evitar fazer planos para quando concluir a faculdade de Direito. Ele deixa em aberto as possibilidades como advogado ou concursado, mas não cogita em hipótese alguma deixar a música.

Até lá, ele se diz satisfeito com a possibilidade de suprir sua necessidade de aprendizado com algo que gosta muito. Em particular, as matérias de Direito Empresarial e Direito Civil.

"É uma amplitude muito grande, e também faz com que a gente entenda nosso lugar na sociedade", ressalta. "É uma profissão que eu gosto muito, é uma matéria que me interessa pelos vários âmbitos ao qual ela abrange".

Novos projetos
Após a maratona de Carnaval, Dan Miranda e o Ara Ketu voltam a viajar no fim de março para um show em Minas Gerais. Ao Terra, o vocalista revela que a banda prepara o lançamento de novas músicas e trabalhos, além de show em um festival em Portugal. A banda subirá ao palco do BR Fest, no dia 13 de julho, em Figueira da Foz. 

Sobre os estudos no período da viagem, Dan projeta e brinca: "Vou ter que fazer mais aulas virtuais na faculdade"

 



Fonte: Terra

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Brasil - Buarque, ex de Bia Miranda, é levado às pressas ao hospital
  • Mato Grosso - Rede Cidadã forma 48 alunos em informática; inscrições para novas turmas estão abertas
  • Geral - Exposição à luz durante a noite pode aumentar risco de Alzheimer
  • Geral - 3 frutas brasileiras são classificadas entre as 100 melhores do mundo
  • Pelando - Justiça decreta prisão de Gato Preto, namorado de Bia Miranda
  • Brasil - Anielle Franco confirma importunação sexual de Silvio Almeida
  • Geral - Pessoas com cegueira hereditária conseguem ler após terapia inédita
  • Pelando - IZA estará no Rock in Rio grávida de oito meses. Relembre quem fez o mesmo e saiba os riscos!
  • Pelando - Por que Deolane Bezerra também é investigada nos EUA? Entenda!
  • Política Brasil - Presidente do TSE convida eleitoras e eleitores para atualizarem o e-Título antes do pleito