Pandemia da Covid reduziu expectativa de vida em 1,6 ano, diz estudo


 - Foto: Divulgação
12/03/2024 às 15:33
Redação

Saúde

A pandemia da Covid-19 teve um impacto significativo na saúde humana. Um estudo publicado na revista The Lancet nesta terça-feira (12/3) mostra que a expectativa de vida média da população mundial diminuiu 1,6 ano entre 2019 e 2021.

Pesquisadores do Instituto para Medição e Avaliação da Saúde (IHME, na sigla em inglês), da Universidade de Washington (EUA), analisaram dados de todo o mundo para ter uma visão mais abrangente sobre o impacto da pandemia na saúde da população até 2021.

A expectativa de vida diminuiu em 84% dos 204 países e territórios analisados, revelando os potenciais impactos devastadores de novos agentes patogênicos. A Cidade do México e países como o Peru e a Bolívia tiveram algumas das maiores quedas nos primeiros dois anos da pandemia.

“Para os adultos em todo o mundo, a pandemia da Covid-19 teve um impacto mais profundo do que qualquer evento visto em meio século, incluindo conflitos e desastres naturais”, afirma o coautor do estudo, Austin Schumacher, professor do IHME, em entrevista à AFP.

A taxa de mortalidade para as pessoas maiores de 15 anos aumentou 22% para os homens e 17% para as mulheres no mesmo intervalo. Entre os idosos, independente do sexo, a taxa aumentou de forma nunca vista nos últimos 70 anos.

Os pesquisadores consideram que, apesar de a pandemia ter sido devastadora, ela não apagou completamente o progresso histórico da expectativa de vida.

“Embora a Covid-19 tenha tido um impacto substancial em muitos indicadores demográficos durante os primeiros dois anos da pandemia, o progresso global da saúde ao longo dos 72 anos avaliados foi profundo, com melhorias consideráveis ??na mortalidade e na expectativa de vida”, escreveram os pesquisadores no artigo.

Excesso de mortes na pandemia da Covid

Estima-se que 131 milhões de pessoas morreram por todas as causas em 2020 e 2021. Entre elas, houve 15,9 milhões de óbitos em excesso, ou seja, causados diretamente pela infecção do coronavírus ou indiretamente devido a outras alterações sociais, econômicas ou comportamentais associadas à pandemia.

Mortalidade infantil

O estudo também traz boas notícias ao mostrar que a mortalidade infantil continuou em queda mesmo em meio à pandemia da Covid-19. Foram registradas 500 mil mortes a menos de crianças menores de 5 anos em 2021 em comparação a 2019, uma redução de 7%.

 

Fonte: Metrópoles

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Brasil - Buarque, ex de Bia Miranda, é levado às pressas ao hospital
  • Mato Grosso - Rede Cidadã forma 48 alunos em informática; inscrições para novas turmas estão abertas
  • Geral - Exposição à luz durante a noite pode aumentar risco de Alzheimer
  • Geral - 3 frutas brasileiras são classificadas entre as 100 melhores do mundo
  • Pelando - Justiça decreta prisão de Gato Preto, namorado de Bia Miranda
  • Brasil - Anielle Franco confirma importunação sexual de Silvio Almeida
  • Geral - Pessoas com cegueira hereditária conseguem ler após terapia inédita
  • Pelando - IZA estará no Rock in Rio grávida de oito meses. Relembre quem fez o mesmo e saiba os riscos!
  • Pelando - Por que Deolane Bezerra também é investigada nos EUA? Entenda!
  • Política Brasil - Presidente do TSE convida eleitoras e eleitores para atualizarem o e-Título antes do pleito