Dentista ensina 3 tratamentos caseiros para aliviar a dor de dente


19/06/2023 às 09:57
Saiba mais

Quando sentimos dor de dente, o incômodo se torna a maior urgência do mundo. A resposta para o alívio, porém, pode estar dentro de casa, com o uso de tratamentos caseiros capazes de diminuir a sensação ruim.

A dor de dente pode ter diversas causas, mas é especialmente comum em casos de cárie, inflamação na gengiva e desgaste do esmalte do dente. Somente um dentista pode fazer o diagnóstico e prescrever um tratamento definitivo.

Mas se a dor chegar no meio da noite, por exemplo, ou em outro momento que não seja possível ir ao dentista, a alternativa é se aliviar recorrendo a algumas técnicas caseiras, segundo a dentista Pamela Pironi, de São Paulo.

Compressas frias

Como a dor de dente geralmente é acompanhada de um inchaço do maxilar, uma compressa com água fria na bochecha, alternada entre 20 minutos de uso e 20 minutos de descanso, é recomendada tanto para reduzir o inchaço quanto para adormecer a área.

“Compressas frias podem oferecer alívio temporário e ajudar a voltar a dormir, mas elas não vão resolver a causa da dor de dente. Se você tiver alguma cavidade ou outro problema dentário, ele não vai melhorar até que você consulte seu dentista”, alerta Pironi.

Bocheche água salgada

Se o dente dói e sua gengiva está inchada, enxaguar a boca com água morna e com sal adicionado pode proporcionar algum alívio. A receita recomendada por Pironi é:

  • Adicione duas colheres de chá de sal em um copo americano de água morna;
  • Bocheche a mistura em sua boca por cerca de um minuto e depois cuspa.

“A água morna é calmante e ajuda a aliviar a dor. Já o sal contribui para reduzir o inchaço da gengiva. Mas, não se esqueça: estes efeitos são apenas temporários”, lembra a dentista.

 Analgésicos

“Os analgésicos comuns podem dar algum conforto da dor até que a pessoa encontre tempo para ir ao consultório, mas é importante lembrar que se você não procurar tratamento, a dor de dente pode piorar”, afirma Pironi.

Atenção aos sintomas

É importante notar que a dor de dente pode ser sintoma de um quadro de maior gravidade. O maior deles é uma cárie que necessite de tratamento mais agressivo, como um canal, já que a dor intensa é o sintoma mais comum.

“Além da dor, a sensibilidade à temperatura também é um sinal de necessidade de fazer um canal. A inflamação e a infecção associadas a um dente danificado também podem causar inchaço na área ao redor do dente afetado”, diz ela.

Outros sintomas de uma cárie grave, que podem ser associados à dor, são a mudança na cor do dente, que pode ficar mais escuro ou descolorido, e a presença de gosto ou odor ruim na boca.

Fonte: Metrópoles

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Geral - Ex-ator mirim de “Chocolate com Pimenta” explica por que deixou a TV
  • Política MT - Presidente do TCE afirma que VG só destrava com intervenção do Estado
  • Entrevista - João Gomes relata preconceito por ser nordestino
  • Mato Grosso - Várzea Grande abre inscrições online para 4,5 mil vagas na rede municipal
  • Entrevista - Lucas Leto conta como conciliou “Dança dos Famosos” com “Vale Tudo”
  • Mato Grosso - Inscrições para Prêmio Anual de Jornalismo de MT encerram domingo
  • Política Brasil - Jayme critica “casta” que controla MT e sinaliza disputa em 2026
  • Entrevista - Léo Moura aposta em título do Flamengo na Libertadores
  • Mato Grosso - Cuiabá promove Dia D neste sábado em todas as unidades de saúde
  • Geral - Jota.pê é eleito Artista do Ano no Prêmio Potências