PMMA: entenda os riscos de procedimentos com a substância


 - Foto: Divulgação
18/02/2024 às 11:00
Redação

Entenda!

Recentemente, o caso da modelo e influenciadora Mariana Michelini, que perdeu o lábio superior após um procedimento com PMMA, repercutiu na mídia e nas redes sociais.

Mariana está em processo de reconstrução facial depois de ter feito uma harmonização facial com o uso da substância sem o seu consentimento. No dia, ela acreditou que o produto injetado pela profissional era ácido hialurônico.

Riscos do PMMA


O PMMA é a sigla para polimetilmetacrilato, uma substância plástica utilizada para procedimentos estéticos. De acordo com o médico nutrólogo Dr.  Rodrigo Neves, o uso de polimetilmetacrilato na indústria estética tem mostrado cada vez mais controvérsias e problemas. 

"Este material é frequentemente utilizado em procedimentos de preenchimento para melhorar a aparência da região. Entretanto, sua composição pode causar reações inflamatórias que podem levar a deformidades e necrose dos tecidos", afirma Rodrigo.

A principal diferença entre a substância e o ácido hialurônico e o colágeno é que o PMMA é um preenchedor definitivo. Segundo Neves, além da inflamação, ele pode gerar infecção, e até mesmo a formação de nódulos, caso não sua aplicação não seja correta ou o corpo rejeite o material. Ele ainda pode causar problemas renais, se utilizado em grandes quantidades.

Histórico da substância


O PMMA é formado por microesferas plásticas. Sua aplicação no rosto iniciou na década de 80 para correção de lipoatrofia facial em pacientes que faziam intervenção medicamentosa contra a AIDS e registravam perda de gordura e estrutura facial. Pouco tempo depois, a substância passou a ser uma alternativa em tratamentos faciais e corporais para fins estéticos. 

"É basicamente um acrílico que é injetado como um preenchedor. Nos últimos anos vem sendo muito procurado, principalmente para a região dos glúteos. O resultado que o PMMA gera, você não consegue com nenhum outro produto, nem silicone, nem ácido hialurônico, nada entrega o resultado igual", esclarece o especialista.

O problema é que não há como prever reações, porque elas podem ser imediatas ou a médio ou longo prazo. De acordo com o nutrólogo, já houve casos de pacientes apresentando reações somente após 15 anos da aplicação.

Como evitar complicações


Nesse sentido, para evitar complicações em qualquer procedimento estético, o médico ressalta que o mais importante é o paciente buscar se informar sobre o que está sendo inserido no organismo dele e quem está aplicando. Ou seja, precisa ser um profissional de muita confiança. 

"Às vezes o barato sai caro, mas preços exorbitantes também não garantem qualidade. Procure um preço justo e alguém muito qualificado, principalmente habilitado na área. Isso evitará complicações. O profissional precisa ser transparente, e no caso da balconista, ela afirmou que não sabia que estava aplicando PMMA", destacou Rodrigo.

Entender qual produto será utilizado é crucial. Isso porque, por ser um procedimento permanente, sua remoção é apenas por via cirúrgica. "O paciente precisa saber com o que está lidando e com o que poderá lidar. Além de aderir aos tecidos, por vezes a remoção do PMMA não poderá completa, precisando até remover partes de músculos e outros tecidos", finaliza o profissional.

Aqui no Brasil o PMMA tem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas apenas algumas marcas tem permissão para comercialização.

 

Fonte: Terra

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Brasil - Buarque, ex de Bia Miranda, é levado às pressas ao hospital
  • Mato Grosso - Rede Cidadã forma 48 alunos em informática; inscrições para novas turmas estão abertas
  • Geral - Exposição à luz durante a noite pode aumentar risco de Alzheimer
  • Geral - 3 frutas brasileiras são classificadas entre as 100 melhores do mundo
  • Pelando - Justiça decreta prisão de Gato Preto, namorado de Bia Miranda
  • Brasil - Anielle Franco confirma importunação sexual de Silvio Almeida
  • Geral - Pessoas com cegueira hereditária conseguem ler após terapia inédita
  • Pelando - IZA estará no Rock in Rio grávida de oito meses. Relembre quem fez o mesmo e saiba os riscos!
  • Pelando - Por que Deolane Bezerra também é investigada nos EUA? Entenda!
  • Política Brasil - Presidente do TSE convida eleitoras e eleitores para atualizarem o e-Título antes do pleito