Vai pular Carnaval? Cuide das pernas para evitar cãibra e dores


 - Foto: Divulgação
08/02/2024 às 14:14
Redação

Saúde

Estamos na época mais festiva do ano, o que inclui glitter, paetês, saltos altos e muito — muito — tempo em pé. O resultado, muitas vezes, é uma baita dor na perna, além da tão desconfortável cãibra. Felizmente, alguns exercícios e alimentos podem prevenir o quadro. Mas, antes, é preciso entender como o desconforto surge.

De acordo com Bruno Guimarães, nutricionista e personal na Premiere Training Gym, diversas razões podem levar à dor e à cãibra. “Entre as causas mais comuns estão o exercício físico intenso, desidratação, desequilíbrios eletrolíticos e deficiências nutricionais”, diz o especialista. 

Segundo ele, a compreensão do mecanismo exato da cãibra ainda está em desenvolvimento, mas acredita-se que ela pode surgir de uma disfunção na neuromodulação dos músculos, que leva a um estado hiperexcitável das terminações nervosas motoras, resultando em contrações musculares.

Exercícios para prevenir dores e cãibra no Carnaval

Para quem vai pular Carnaval, o especialista explica que normalmente os pés e as panturrilhas são as regiões com mais prejuízos. “Pensando nisso, alongamentos de toda a parte inferior do corpo são muito interessantes, principalmente as panturrilhas e músculos posteriores da coxa”, destaca Bruno.

Porém, não é possível fortalecer os músculos do dia para a noite. Portanto, se o seu desejo for iniciar o programa de treinamento hoje, restam apenas os alongamentos – que já ajudam bastante. 

Alimentos que podem ajudar

O nutricionista lembra que outro mecanismo associado à cãibra e dores nas pernas é a desidratação. Por isso, água, água de coco e isotônicos podem ajudar bastante na folia.

O profissional destaca ainda que, para evitar quadros de desconforto durante o Carnaval, é preciso ter uma alimentação rica em nutrientes como magnésio, potássio, cálcio e sódio. Portanto, Bruno recomenda alimentos como bananas, tâmaras, melão, melancia  e espinafre.

“Para evitar a cãibra tem que estar preparado. Treinos regulares e uma alimentação saudável são boas pedidas para evitar esse grande desconforto”, finaliza o especialista.

 

 

Fonte: SaúdeEmDia

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Brasil - Buarque, ex de Bia Miranda, é levado às pressas ao hospital
  • Mato Grosso - Rede Cidadã forma 48 alunos em informática; inscrições para novas turmas estão abertas
  • Geral - Exposição à luz durante a noite pode aumentar risco de Alzheimer
  • Geral - 3 frutas brasileiras são classificadas entre as 100 melhores do mundo
  • Pelando - Justiça decreta prisão de Gato Preto, namorado de Bia Miranda
  • Brasil - Anielle Franco confirma importunação sexual de Silvio Almeida
  • Geral - Pessoas com cegueira hereditária conseguem ler após terapia inédita
  • Pelando - IZA estará no Rock in Rio grávida de oito meses. Relembre quem fez o mesmo e saiba os riscos!
  • Pelando - Por que Deolane Bezerra também é investigada nos EUA? Entenda!
  • Política Brasil - Presidente do TSE convida eleitoras e eleitores para atualizarem o e-Título antes do pleito