Afinal de contas, whey protein prende ou solta o intestino?


 - Foto: Divulgação
07/02/2024 às 15:29
Redação

Saúde

O whey protein é um suplemento alimentar muito recomendado por nutricionistas quando o paciente deseja emagrecer ou ganhar massa magra. O consumo é indicado para alcançar a quantidade de proteínas necessárias ao funcionamento do corpo.

As proteínas são compostas por aminoácidos essenciais envolvidos em várias funções do organismo, entre elas, a construção de músculos. No entanto, uma alimentação com excesso de proteínas pode levar à constipação intestinal, inchaço e até a problemas mais sérios, como cálculos renais.

Os especialistas ensinam que o consumo de whey protein deve ocorrer dentro de uma dieta equilibrada, que seja elaborada e supervisionada por um profissional de saúde.

“Alimentos ricos em fibras, como frutas, vegetais, grãos integrais e leguminosas ajudam o funcionamento do intestino. As fibras aliadas à hidratação formam o bolo fecal, que permite o trânsito intestinal. O whey protein é pobre em fibras, por isso o consumo dele precisa estar balanceado na dieta”, explica a nutricionista Julia Marques, que atende em Brasília.

Julia acrescenta que, se a dieta estiver equilibrada, o whey protein não produzirá o efeito de prender ou soltar o intestino, pois as necessidades de fibras estarão compensadas. “O cardápio alimentar conterá alimentos com fibras, que vão fazer esse papel de estimular o intestino”. relata.

Intolerância à lactose

A pessoa que consome whey protein também precisa saber qual a versão do suplemento é mais indicada para ela. Como o produto é feito à base da proteína do soro do leite, pessoas com intolerância à lactose podem apresentar desconforto no estômago com a ingestão da versão concentrada. Para algumas, o incômodo gástrico pode resultar em diarreias.

Além de diarreias, os sintomas de intolerância à lactose são náuseas, gordura nas fezes, dor de estômago e gases.

“O whey ideal para alguém intolerante a lactose é o isolado, cujo valor da lactase é menor e a concentração proteica é maior”, destaca Julia.

Alimentos que soltam o intestino

Para evitar a constipação, é importante beber bastante água e priorizar alimentos e bebidas com alto teor de fibras. Alguns exemplos de alimentos ricos em fibras são figo, pera, maçã, kiwi, couve, brócolis, repolho, aveia, milho, lentilha, chia e linhaça.

 

 

Fonte: Metrópoles

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Pelando - Henrique Fogaça nega romance com Paola Carosella e critica boatos
  • Pelando - Carol Portaluppi rebate comentário gordofóbico e desabafa nas redes
  • Entrevista - Ex-BBB Beatriz Reis revela preferência por “homens com cara de mauricinho”
  • Pelando - Mulher Abacaxi revela planos para nova cirurgia plástica aos 52 anos
  • Política MT - Vice-prefeita Vânia Rosa reage a críticas e promete seguir firme na política
  • Mato Grosso - CIEE oferece 135 vagas de estágio e aprendizagem em Mato Grosso
  • Pelando - Empresário gaúcho nomeia Neymar Jr. como único herdeiro em testamento
  • Política MT - Nadaf defende quórum maior para cassação de parlamentares em Cuiabá
  • Mato Grosso - Cuiabá recebe em outubro a 3ª edição do Start Business Prosperity com grandes nomes do empreendedorismo
  • Geral - Alexandre Nero canta em roda de samba no Rio e surpreende fãs