Coma a casca! Conheça 6 dicas para aproveitar melhor os nutrientes


 - Foto: Divulgação
31/01/2024 às 08:45
Redação

Saúde

Você sabia que existem formas de potencializar os nutrientes de frutas, vegetais e oleaginosas? Deixar cebola crua e alho descascados e picados na bancada por alguns minutos, por exemplo, podem estimular as enzimas dos alimentos que, quando consumidos, são capazes de reduzir o colesterol e a pressão arterial.

Algumas técnicas, segundo nutricionistas, podem maximizar o valor nutricional de alguns alimentos. Confira alguns métodos indicados por eles:

1. Congele as castanhas

Segundo o nutricionista Marc O’Meara, do Brigham and Women’s Hospital em Boston, nos Estados Unidos, congelar as oleaginosas evita que as gorduras contidas nas castanhas, por exemplo, se oxidem ou percam a qualidade.

“Digo a todos os meus pacientes para colocarem suas nozes na geladeira. As gorduras oxidadas estão associadas a vários problemas de saúde, aumento do colesterol ruim (LDL). Enquanto isso, a castanha congelada mantém sua qualidade e proporciona equilíbrio do colesterol, afirmou O’Meara, em entrevista ao site Daily Mail.

2. Deixe o alho e a cebola esperando

Cebola e alho são ingredientes repletos de vitaminas B, vitamina C, potássio e antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico e reduzem a inflamação do organismo. Esses e outros benefícios são melhor aproveitados ao cortar os ingredientes e deixá-los esperando por alguns minutos ali mesmo na tábua, de acordo com a nutricionista Michele Wisla, da Universidade de Wisconsin-Milwaukee, nos Estados Unidos.

 3. Cozinhe os tomates

“Quando você cozinha o tomate, a vitamina C, as fibras e os minerais, como magnésio, fósforo e potássio, são mais facilmente absorvidos pelo nosso corpo. Isso ajuda a reduzir a pressão arterial, melhora do sono, controla a ansiedade e protege contra quadros gripais”, afirmou Michele, também em entrevista ao site Daily Mail.

4. Fique com a casca da melancia

Embora não pareça saborosa, a casca da melancia tem tantos nutrientes quanto a parte “carnuda” da fruta. A superfície dela possui citrulina, um aminoácido com benefícios relacionados à saúde cardiovascular e sexual, além da melhora na performance esportiva. 

5. Cozinhe o vegetais a vapor

“A vitamina C contida em vegetais, como espinafre, couve e brócolis, é decomposta durante o processo de cozimento na água. Portanto, o ideal é cozinhá-los no vapor para manter os nutrientes com poder de fortalecer o sistema imunológico”, explicou O’Meara.

6. Adicione azeite para obter mais nutrientes

Além de evitar o cozimento na água, os especialistas sugerem que as pessoas adicionem azeite de oliva no preparo dos vegetais. A adição proporciona ácidos graxos ômega-3, componente associados positivamente à circulação, estrutura e função saudável do cérebro.

 



Fonte: Metrópoles

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Brasil - Buarque, ex de Bia Miranda, é levado às pressas ao hospital
  • Mato Grosso - Rede Cidadã forma 48 alunos em informática; inscrições para novas turmas estão abertas
  • Geral - Exposição à luz durante a noite pode aumentar risco de Alzheimer
  • Geral - 3 frutas brasileiras são classificadas entre as 100 melhores do mundo
  • Pelando - Justiça decreta prisão de Gato Preto, namorado de Bia Miranda
  • Brasil - Anielle Franco confirma importunação sexual de Silvio Almeida
  • Geral - Pessoas com cegueira hereditária conseguem ler após terapia inédita
  • Pelando - IZA estará no Rock in Rio grávida de oito meses. Relembre quem fez o mesmo e saiba os riscos!
  • Pelando - Por que Deolane Bezerra também é investigada nos EUA? Entenda!
  • Política Brasil - Presidente do TSE convida eleitoras e eleitores para atualizarem o e-Título antes do pleito