Inscritos no Sisu reclamam de problemas com plataforma do programa


25/01/2024 às 10:32
Veja

Candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) enfrentaram dificuldades com a inscrição no site do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) nesta semana.

A plataforma digital de inscrição em instituições de ensino superior públicas e privadas passou por manutenção na terça-feira (23/1), mas, no dia seguinte, ainda registrava instabilidade.

Durante o processo de inscrição, os candidatos podem selecionar até dois cursos de graduação. Enquanto isso, acompanham as respectivas colocações na concorrência, o que ajuda a ter ideia sobre as próprias chances de classificação.

No entanto, alguns inscritos relataram que, mesmo com nota suficiente para passar na primeira opção de curso, teriam ficado temporariamente classificados apenas para a segunda.

O erro também afetou quem estava com nota inferior à de corte para os cursos escolhidos, pois o sistema não incluía os candidatos na lista de interessados

Matheus Riquelme, 17 anos, morador de Cabedelo (PB) contou que sonha cursar medicina, mas ficou preocupado após perceber o problema. “Estou muito inseguro, pois ainda tenho chances de passar no Sisu em medicina em alguma universidade de meu estado”, comentou.

O jovem disse que se sentiu prejudicado por ficar sem saber qual estratégia poderia usar para aproveitar a nota. “Infelizmente esse erro atrapalhou, porque dificulta muito minha análise para saber se arrisco em alguma [universidade] de meu estado ou se me garanto em alguma de outro, mesmo que eu não tenha condições de me manter longe de casa”, comentou.

Moradora do Distrito Federal, Maria Luísa Sousa, 18, também pretende cursar medicina e teve problemas com o site do sistema. “É muito estranho como um site que tem a proposta de permitir ao estudante tomar uma decisão baseada nas [notas] parciais [liberadas uma vez por dia] não mostrar as colocações do candidato”, comentou.

A jovem destaca que, nos casos de cursos mais concorridos, os candidatos dependem do panorama apresentado pela plataforma do Sisu para definir a alternativa na qual devem apostar com a nota alcançada por meio do Enem. “É para que um ano inteiro de estudos não seja ‘jogado fora’ devido a uma escolha errada no período de inscrições, por causa da ocultação das colocações e de outros erros”, acrescentou.

Para quem não tem essas informações, segundo contaram os estudantes, a ausência dificulta a seleção de outra opção de curso, para aproveitamento da nota. “É muito agonizante ter de esperar tanto tempo para abertura [da inscrição] do Sisu, para ver as [notas] parciais e para ter os resultados”, completou Maria Luísa.

Problemas resolvidos

Nessa quarta-feira (24/1), o site do Sisu passou por nova manutenção, e alguns candidatos não tiveram mais problemas com o acesso.

O Ministério da Educação (MEC), responsável pelo portal, confirmou ter detectado instabilidades, as quais se trataram de ocorrências “pontuais”, que a plataforma passou por ajustes e que, agora, “opera normalmente”.

“A equipe [do MEC] segue trabalhando em regime de plantão, para garantir transparência e normalidade, a fim de que nenhum inscrito seja prejudicado”, destacou a pasta federal.

 

Fonte: Metrópoles

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Brasil - Buarque, ex de Bia Miranda, é levado às pressas ao hospital
  • Mato Grosso - Rede Cidadã forma 48 alunos em informática; inscrições para novas turmas estão abertas
  • Geral - Exposição à luz durante a noite pode aumentar risco de Alzheimer
  • Geral - 3 frutas brasileiras são classificadas entre as 100 melhores do mundo
  • Pelando - Justiça decreta prisão de Gato Preto, namorado de Bia Miranda
  • Brasil - Anielle Franco confirma importunação sexual de Silvio Almeida
  • Geral - Pessoas com cegueira hereditária conseguem ler após terapia inédita
  • Pelando - IZA estará no Rock in Rio grávida de oito meses. Relembre quem fez o mesmo e saiba os riscos!
  • Pelando - Por que Deolane Bezerra também é investigada nos EUA? Entenda!
  • Política Brasil - Presidente do TSE convida eleitoras e eleitores para atualizarem o e-Título antes do pleito