Aprenda 5 exercícios de respiração para fazer com as crianças


 - Foto: Divulgação
17/01/2024 às 10:09
Redação

Saúde

Os exercícios de respiração ajudam a controlar o estresse e ansiedade, além de fortalecer a interação entre pais e filhos

Assim como os adultos, as crianças também podem sofrer com estresse e ansieade. Ensinar exercícios de respiração para elas pode ser fundamental para ajudá-las a manter o equilíbrio emocional.

De acordo com a professora de yoga Tatiana Hultmann Nieweglowski, do Colégio Marista Anjo da Guarda, de Curitiba, além de aproximar pais e filhos, esses exercícios também oferecem benefícios físicos e mentais para as crianças.

“Ao perceberem suas realizações físicas, crianças aprendem a acalmar-se e regular suas emoções de maneira saudável. Além disso,práticas com o yoga trazem flexibilidade, desenvolvimento físico e conhecimento corporal”, comenta ela.

A especialista separou cinco exercícios de respiração para fazer com as crianças em casa. Elas também ajudam a fortalecer a interação com os filhos. Confira:

Exercícios de respiração para fazer com as crianças

 

1. Varreduras corporais

Semelhante à meditação, a varredura corporal traz consciência ao corpo. A criança pode deitar-se ou sentar-se confortavelmente, fechar os olhos e direcionar a atenção a diferentes partes do corpo. Isso auxilia a explorar sensações quando emoções estão intensas.

2. Respiração consciente

Focar na respiração é uma maneira fácil de centrar as crianças. Podem colocar um animal de pelúcia na barriga, respirar suavemente para acalmá-lo e conectar-se ao corpo, promovendo a consciência respiratória.

3. Yoga

Praticar yoga com as crianças é uma forma divertida de conectá-las ao corpo por meio do movimento. Poses simples, como as saudações ao sol, permitem que as crianças liberem o estresse e se sintam conectadas ao corpo.

4. Jogo dos Opostos

Um jogo que envolve movimentos opostos para promover a atenção plena. Movimente os braços em sentidos opostos. Simule que é pequeno como uma formiga e em seguida alto como uma árvore. Esse exercício serve como transição entre atividades, quando as crianças oferecem resistência.

5. Brincadeiras ao ar livre

A brincadeira não estruturada ao ar livre é uma forma eficaz de exercício somático. Rir, correr e escalar ajudam as crianças a reconectar-se com seus corpos e regularem suas emoções.

 

Fonte: AltoAstral

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Brasil - Buarque, ex de Bia Miranda, é levado às pressas ao hospital
  • Mato Grosso - Rede Cidadã forma 48 alunos em informática; inscrições para novas turmas estão abertas
  • Geral - Exposição à luz durante a noite pode aumentar risco de Alzheimer
  • Geral - 3 frutas brasileiras são classificadas entre as 100 melhores do mundo
  • Pelando - Justiça decreta prisão de Gato Preto, namorado de Bia Miranda
  • Brasil - Anielle Franco confirma importunação sexual de Silvio Almeida
  • Geral - Pessoas com cegueira hereditária conseguem ler após terapia inédita
  • Pelando - IZA estará no Rock in Rio grávida de oito meses. Relembre quem fez o mesmo e saiba os riscos!
  • Pelando - Por que Deolane Bezerra também é investigada nos EUA? Entenda!
  • Política Brasil - Presidente do TSE convida eleitoras e eleitores para atualizarem o e-Título antes do pleito