Evento agrega graduação, pós-graduação e pesquisas
Redação
UFMT
eve início na tarde desta terça-feira (28), no auditório do Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal (INPP), no Câmpus de Cuiabá, a Semana Acadêmica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A ação reúne três grandes eventos voltados para a divulgação da produção acadêmica e científica da Instituição: XXXI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, XIV Mostra de Pós-Graduação e Semana Acadêmica 2023.
Presente na solenidade, o reitor da UFMT, professor Evandro Soares da Silva, falou sobre a diversidade de atividades, pessoas, e oportunidades que os eventos proporcionam. “ É muito satisfatório ver essa circulação e produção do conhecimento nesta Semana Acadêmica. Almejamos o desenvolvimento pleno, como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de excelência, e para isso há necessidade de uma boa economia, que consequentemente necessita da ciência”, destacou.
O reitor ressaltou ainda que esse processo de desenvolvimento científico se conecta com o processo de formação, educativo. “ Para isso são necessárias as licenciaturas, a pedagogia, as séries iniciais, seguindo para o ensino básico, e superior. É uma ciclo que deve estar em harmonia para que possamos desenvolver a sociedade”, disse.
O pró-reitor de Ensino de Graduação, professor Adelmo Carvalho da Silva, destacou a atuação da UFMT e os eventos programados para o Estado. “Produzir com qualidade, com rigor acadêmico e com devolutiva social é nosso papel principal enquanto institucional, e a Semana Acadêmica é reflexo disso. A ação, realizada em parceria com as mais diversas unidades da UFMT tem o objetiva de socializar as diversas produções acadêmicas e científicas, ao mesmo tempo oportuniza o diálogo”, destacou, reforçando que o intuito da Semana é incentivar e fortalecer essa trocas em prol do desenvolvimento local, regional e nacional.
Vitrine do conhecimento, experiências e diálogos.
O pró-reitor de Ensino de Pós-graduação, professor Jackson Resende, ressaltou a integração das pró-reitorias para realização da Semana. “Ponto importante essa articulação para realização dos eventos. Destaco os minicursos sobre diversos temas, como redação do currículo Lattes, Ética Científica, Uso da Plataforma Brasil, entre outras ações para diversos estudantes de todas as áreas do conhecimento”, destacou.
Ainda sobre a otimização da agenda da UFMT para congregar três grandes eventos, o Pró-reitor de Pesquisa, professor Leandro Battirola, falou sobre a programação da Semana. “Especificamente sobre o Programa de Iniciação Científica, nesta quarta (29), damos início às apresentações dos trabalhos desenvolvidos no ciclo 2022/2023. Recebemos os avaliadores externos encaminhados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que avaliam o nosso programa em relação ao nível de maturidade na produção e outros aspectos e somam em nossa avaliação para financiamentos”, disse.
O pró-reitor de Pesquisa ressaltou ainda a atuação da UFMT junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), e que o Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica é o momento em que os estudantes finalizam o processo do método científico, em que divulgam os resultados obtidos.
Também participaram da abertura da Semana Acadêmica, os Pró-reitores da UFMT, de Gestão de Pessoas, André Baptista Leite, de Assistência Estudantil, Taciana Mirna Sambrano, e de Cultura, Extensão e Vivência, maestro Fabrício Carvalho. O Coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso, Vinicius Brasilino, a coordenadora de pesquisa da Fapemat, Lívia Alice de Carvalho Mondin e coordenador de Ensino da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Joabson Pena, também comporam o dispositivo solene.
As atividades seguem até sexta-feira (01).