GM reforça operação contra uso de linhas cortantes durante férias escolares
Redação
Operação Céu
A Guarda Municipal de Várzea Grande informou que vai intensificar as ações da Operação Céu durante o período de férias escolares, com foco na orientação e no combate ao uso de cerol e linha chilena em pipas. A medida ocorre diante do aumento da prática entre crianças, adolescentes e adultos neste período do ano.
De acordo com o secretário municipal de Defesa Social, inspetor GM Louriney Silva, o reforço na fiscalização tem caráter preventivo. Ele destaca que a ação não tem o objetivo de proibir a brincadeira, mas garantir a segurança da população. “Durante todo o recesso escolar, vamos ampliar a fiscalização para coibir o uso de linhas cortantes, que são proibidas por lei. Soltar pipa é permitido, desde que não coloque vidas em risco”, afirmou.
O comandante da Guarda Municipal, inspetor GM Juliano Lemos, alertou para a gravidade do problema e os riscos envolvidos. Segundo ele, o uso de cerol ou linha chilena vai muito além de uma brincadeira. “Existem leis federais, estaduais e municipais que proíbem esse tipo de material. Apesar de muitos tratarem como algo inofensivo, é uma prática extremamente perigosa e que pode resultar em acidentes graves ou até mortes”, ressaltou.
A Operação Céu seguirá com ações educativas e fiscalizações em diferentes pontos da cidade, buscando conscientizar a população e reduzir os riscos, especialmente para motociclistas, ciclistas e pedestres.