MT inicia distribuição de nova vacina contra vírus sincicial para gestantes
Redação
PREVENÇÃO
A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) recebeu 15.580 doses da nova vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR) e começou a repassá-las aos municípios na sexta-feira (5). O imunizante será aplicado em gestantes a partir da 28ª semana, com o objetivo de proteger os bebês nos primeiros meses de vida.
O Ministério da Saúde distribuiu 1,8 milhão de doses ao país. A estratégia permite que os anticorpos sejam transferidos da mãe para o recém-nascido, reduzindo riscos de bronquiolite, pneumonia e outras infecções respiratórias graves.
O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, reforçou a importância da vacinação: “Queremos evitar hospitalizações e complicações respiratórias nos primeiros meses de vida”.
Em Mato Grosso, 57.932 gestantes devem receber a dose única, válida para cada gestação, sem restrição de idade materna. A vacina passa a integrar o Calendário Nacional de Vacinação das Gestantes, junto com dTpa, hepatite B, influenza e Covid-19.
A secretária adjunta Alessandra Moraes destacou que o VSR é um dos principais causadores de infecções respiratórias em bebês e está associado a altas taxas de internação. “A vacinação é a melhor forma de proteger os recém-nascidos”, afirmou.
A distribuição ocorre em etapas. Os Escritórios Regionais de Saúde receberão as doses proporcionalmente ao número de gestantes e, em seguida, repassarão aos municípios. A Baixada Cuiabana deve ser abastecida até quarta-feira (10). Outras regiões, como Rondonópolis, Alta Floresta, Colíder, Peixoto de Azevedo e Sinop, receberão entre os dias 9 e 12.12. Regiões como Água Boa, Barra do Garças e Porto Alegre do Norte terão entrega entre 15 e 19 de dezembro.
Segundo o coordenador de Imunização, Marx Camarão, a vacina será incorporada de forma permanente: “Não é uma campanha pontual; fará parte da rotina anual da gestante”.