Governador destaca laço comercial forte com a China
Larissa Malheiros
Laço Comercial
Após retornar da viagem para Ásia, incluindo a China, o governador Mauro Mendes ( União), destacou a importância de manter este laço comercial com este mercado e a valorização que Mato Grosso tem encontrado fora do País. A declaração do chefe de estado foi durante a posse do novo presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, na manhã desta terça-feira (21).
"A presença em mercados importantes é você fazer uma aposta de média e longo prazo. Muito embora o comércio com a China e com os mercados asiáticos ele já acontece muitos anos, o que nós temos que fazer é cada vez mais fortalecer esses laços , nos fazer conhecidos, mostrar quem somos , aonde estamos e mostrar o potencial que tem Mato Grosso na área de produção de alimentos".
Mendes também lembrou do mercado de exportação que Mato Grosso tem conquistado.
"China é hoje o nosso maior cliente praticamente 60% da nossa soja vai para o mercado chinês, é um país que tem crescido muito é a indústria do mundo. Tem um progresso assustador, impressionante o que a gente vê lá na China", explicou ele.
Além disso, Mendes contou que a China tem muitas oportunidades para empresários brasileiros. "Junto conosco tinham mais de 60 empreendedores que buscam oportunidades em diversas áreas e abrir mercados. Nós conversamos com governos, conversamos com agência que faz a liberação de frigoríficos para acelerar essa liberação de frigoríficos no estado de Mato Grosso", ressaltou o governador que destacou a presença do Estado em uma feira na China.
"Estivemos em uma feira que é a maior de alimentos da Ásia. O Stand de Mato Grosso fazia um churrasco com stack, o MT stack, muito movimentado. É o único estado do Brasil que colocou Stand nesta feira e a partir dali muitos contatos".
A presença em mercados importantes é você fazer uma aposta de média e longo prazo , muito embora o comércio com a China e com os mercados asiáticos ele já acontece muitos anos, o que nós temos que fazer e cada vez mais fortalecer esses laços , nos fazer conhecidos, mostrar quem somos , aonde estamos e mostrar o potencial que tem Mato Grosso na área de produção de alimentos.