Wanderley contesta verba milionária e falta de assistência a idosos
Carolina Miranda
Cobranças
O presidente da Câmara Municipal de Várzea Grande, vereador Wanderley Cerqueira (MDB), cobrou explicações da Secretaria Municipal de Assistência Social sobre a situação de aproximadamente 70 idosos em estado de abandono no município. A manifestação ocorreu durante audiência pública realizada nesta quarta-feira (26), que discutiu a política de atendimento à pessoa idosa.
Da tribuna, Cerqueira afirmou que o poder público não tem oferecido resposta adequada à demanda crescente e questionou se a ausência de atendimento estaria relacionada à falta de recursos. “Não estamos conseguindo atender os nossos idosos e não vemos nenhuma ação efetiva. O que está acontecendo? Falta orçamento?”, indagou o parlamentar.
As declarações foram direcionadas à secretária de Assistência Social, Cristina Setsuco Saito, convidada a apresentar esclarecimentos à Casa. “A Câmara vai fiscalizar. A secretária precisa vir aqui explicar esse cenário”, afirmou.
O vereador também criticou uma possível destinação de R$ 5 milhões para publicidade institucional**, alegando que o valor seria incompatível com as necessidades urgentes da cidade. Segundo ele, a Câmara não aprovará a medida. "Não vamos autorizar cinco milhões para propaganda política enquanto falta atendimento básico aos idosos e dinheiro para obras. Tirar recursos do tapa-buraco para marketing é um desrespeito com a população”, disse.
Durante sua fala, Cerqueira destacou que sua cobrança se baseia em histórico de atuação na defesa da pessoa idosa.