Governador esclarece mudança no pavimento do BRT após críticas de vereadores de Cuiabá
Redação
Obras
Segue um texto reescrito, destacando que o governador explicou as mudanças após os apontamentos dos vereadores:
Depois de repercussão negativa no Legislativo, o governador Mauro Mendes (União) se pronunciou sobre a decisão do Governo do Estado de substituir o pavimento rígido por Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) nas obras do BRT nas avenidas Prainha e XV de Novembro. A alteração foi alvo de críticas de vereadores, que defendem a manutenção do concreto por considerá-lo mais durável e economicamente vantajoso para o município.
Os parlamentares alegaram que a escolha pelo CBUQ pode reduzir a vida útil do pavimento e elevar futuros custos de manutenção. Entre as vozes mais firmes, o vereador Rafael Ranalli (PL) apontou possível interesse político na mudança, sustentando que o uso de asfalto acelera a obra e facilita sua entrega antes das eleições.
“Com o asfalto tudo anda mais rápido. É uma mudança que favorece o cronograma eleitoral. Defendo o pavimento rígido, que é mais durável e evita prejuízos futuros ao município”, criticou.
A presidente da Câmara, vereadora Paula Calil (PL), também manifestou preocupação, ressaltando que regiões como a XV de Novembro já sofrem com problemas de drenagem. Para ela, o concreto garantiria maior resistência e segurança.
“Recebemos essa alteração de forma negativa. Queremos uma obra durável, como o trecho do aeroporto até a ponte. A mudança pode comprometer a qualidade e gerar alto custo de manutenção depois”, afirmou.
Diante das críticas, o governador Mauro Mendes explicou que a mudança foi tomada exclusivamente por recomendação técnica, após avaliação da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra-MT). Segundo o governo, o uso de concreto poderia interferir no sistema de drenagem implantado pela Águas Cuiabá, previsto em Termo de Ajustamento de Conduta firmado com o Ministério Público.
“Essa decisão é técnica. Não tem nada de política. Quem discordar pode ir até a Sinfra, que está à disposição para apresentar todos os detalhes”, respondeu o governador, buscando encerrar o desgaste com o Legislativo.
A Sinfra reiterou que o pavimento flexível garante melhor desempenho sobre a estrutura de drenagem existente e que a opção pelo CBUQ segue padrões recomendados para áreas com maior fluxo de água pluvial.
As obras do BRT seguem dentro do cronograma, agora com o novo tipo de pavimento defendido pelo governo como o mais adequado às condições do trecho em execução.