STF confirma condenação definitiva de Bolsonaro por tentativa de golpe
Redação
Trânsito em julgado
O STF certificou nesta terça-feira (25) o trânsito em julgado da condenação de Jair Bolsonaro, Alexandre Ramagem e Anderson Torres, encerrando o processo e autorizando o início do cumprimento definitivo da pena por participação em uma trama para manter o ex-presidente no poder.
Bolsonaro havia sido declarado culpado em 11 de setembro, após oito meses de investigação, e até então estava sujeito a medidas cautelares e prisão preventiva. Com a decisão, a prisão passa a ser parte da pena pela tentativa de golpe de Estado.
A Primeira Turma do tribunal também manteve, de forma unânime, a prisão preventiva determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, que apontou risco de fuga. Bolsonaro está detido em unidade da Polícia Federal em Brasília.
Entre os demais condenados do núcleo central, algumas defesas apresentaram recursos, enquanto Alexandre Ramagem deixou o país e foi para os Estados Unidos, apesar de ter a prisão decretada para evitar fuga. Outros, como o tenente-coronel Mauro Cid, já cumprem pena.