Líderes de MT pedem ao STF suspensão de novas demarcações indígenas


21/11/2025 às 11:37
Redação

Decretos Indígenas

Representantes de municípios e do agronegócio de Mato Grosso se reuniram nesta quinta-feira (20) com o ministro Gilmar Mendes, no Supremo Tribunal Federal (STF), para pedir a suspensão dos decretos de demarcação de terras indígenas publicados pelo governo federal nesta semana.

A comitiva incluiu o presidente da AMM, Léo Bortolin, os deputados Eduardo Botelho e Janaína Riva, o prefeito de Brasnorte, Edelo Ferrari, e os presidentes da Aprosoja-MT, Lucas Costa Beber, e da Famato, Vilmondes Tomain. Segundo eles, as novas homologações causam insegurança jurídica e podem afetar receitas municipais e propriedades produtivas.

Os decretos assinados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva homologam os territórios Manoki, Uirapuru, Estação Parecis e Kaxuyana-Tunayana, somando 2,45 milhões de hectares em Mato Grosso, Amazonas e Pará. Em MT, os impactos atingem áreas agrícolas em Diamantino, Campos de Júlio, Nova Lacerda, Conquista D’Oeste e Brasnorte.

Prefeitos e líderes do setor alegam que decisões sem diálogo podem comprometer serviços essenciais. “Municípios podem perder parte importante da arrecadação sem tempo para adaptação. Pedimos previsibilidade”, afirmou Bortolin.

Para o prefeito de Brasnorte, a ampliação da Terra Indígena Manoki pode reduzir drasticamente a arrecadação. “Isso não afeta só fazendas, afeta escola, saúde, estradas”, disse Edelo Ferrari.

Produtores também afirmam ter sido surpreendidos. “Há assentamentos e propriedades regularizadas há anos. A insegurança é enorme”, afirmou Lucas Costa Beber (Aprosoja).

A deputada Janaína Riva disse que o encontro buscou apresentar ao STF os impactos reais das decisões. Segundo ela, municípios podem perder até 20% da receita.

Ficou definido que AMM e entidades irão protocolar uma ação na próxima segunda-feira, pedindo a suspensão imediata de novas demarcações em Mato Grosso até que haja critérios mais claros e segurança jurídica.

 

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Geral - Ex-ator mirim de “Chocolate com Pimenta” explica por que deixou a TV
  • Política MT - Presidente do TCE afirma que VG só destrava com intervenção do Estado
  • Entrevista - João Gomes relata preconceito por ser nordestino
  • Mato Grosso - Várzea Grande abre inscrições online para 4,5 mil vagas na rede municipal
  • Entrevista - Lucas Leto conta como conciliou “Dança dos Famosos” com “Vale Tudo”
  • Mato Grosso - Inscrições para Prêmio Anual de Jornalismo de MT encerram domingo
  • Política Brasil - Jayme critica “casta” que controla MT e sinaliza disputa em 2026
  • Entrevista - Léo Moura aposta em título do Flamengo na Libertadores
  • Mato Grosso - Cuiabá promove Dia D neste sábado em todas as unidades de saúde
  • Geral - Jota.pê é eleito Artista do Ano no Prêmio Potências