Detran alerta para novo golpe envolvendo falso pagamento do CNH Social
Redação
Alerta
O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) emitiu um alerta à população sobre um golpe que voltou a circular na internet envolvendo o programa CNH Social. Criminosos estão utilizando imagens que simulam o aplicativo Gov.br e exigindo o pagamento de uma suposta taxa de confirmação de participação — cobrança que não existe.
O órgão reforça que o CNH Social é totalmente gratuito, não possui qualquer tipo de taxa e jamais solicita pagamento antecipado para garantir vaga em autoescola.
Atualmente, o programa não está com edital aberto. Segundo o Detran-MT, ainda há 1.516 beneficiários em processo de conclusão das etapas obrigatórias, cujo prazo máximo é de um ano. Até o momento, 4.515 pessoas já receberam a CNH sem custos. A seleção dos participantes é feita exclusivamente pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc).
O Detran orienta que os cidadãos verifiquem sempre o endereço eletrônico antes de emitir boletos, fazer pagamentos via PIX ou preencher formulários online. Caso haja dúvidas, é possível buscar atendimento nos canais oficiais:
???? Disque Detran: (65) 3615-4800
???? WhatsApp: (65) 9 9933-9318
O órgão reforça que qualquer link ou mensagem solicitando pagamento para garantir participação no CNH Social deve ser ignorado e denunciado.