Sete em cada dez inscritos fizeram todo o Enem 2025
Redação
PARTICIPAÇAO
O Inep divulgou que cerca de 70% dos 4,81 milhões de inscritos compareceram aos dois dias do Enem 2025, realizados em 9 e 16 de novembro. A abstenção no primeiro domingo foi de 27%. Os dados finais serão publicados junto ao resultado do exame, previsto para janeiro de 2026.
O ministro da Educação, Camilo Santana, informou que o gabarito oficial do segundo dia será liberado na quinta-feira (20). Ele também confirmou que, a partir de 2026, o Enem passará a ser usado como instrumento de avaliação do ensino médio, substituindo o SAEB. Segundo o Ministério, o novo modelo deve trazer resultados mais fiéis ao desempenho dos estudantes.
Outra novidade anunciada é o estudo para aplicar o Enem 2026 em português nas capitais de três países do Mercosul — Buenos Aires, Assunção e Montevidéu — em formato digital. O parecer final sairá até março.
Reaplicações e ocorrências
Cerca de 1,7 mil candidatos foram eliminados no segundo dia por condutas inadequadas, número considerado abaixo da média histórica. Em geral, o exame ocorreu sem grandes problemas. A exceção foi o tiroteio na Avenida Brasil, que adiou a prova de candidatos do Ciep 173, no Rio; eles farão a reaplicação em 17 de dezembro.
Participantes afetados por imprevistos poderão pedir reaplicação entre 17 e 21 de novembro, pela Página do Participante. As provas serão realizadas em 16 e 17 de dezembro.
No Paraná, o Enem foi suspenso em Rio Bonito do Iguaçu após um tornado destruir grande parte do município. Esses inscritos também poderão refazer o exame.
Aplicação inédita e infraestrutura
Neste ano, o Enem adotou a metodologia testlet, que organiza as questões a partir de um mesmo texto-base. O Inep destacou que o modelo melhora a avaliação do letramento dos participantes. Todas as salas de aula — cerca de 165 mil — foram equipadas com detectores de metal para reforçar a segurança.
Mais de 585 mil colaboradores atuaram na aplicação, incluindo equipes do Inep, Correios, AGU, Samu e forças de segurança.
Ajustes devido à COP30
Por causa da COP30, candidatos de Belém, Ananindeua e Marituba farão as provas em 30 de novembro e 7 de dezembro, datas diferentes do restante do país.
Uso das notas
As notas do Enem podem ser usadas para ingresso em universidades públicas, Bolsas do Prouni, Fies, acesso direto a faculdades privadas, estudos em Portugal, certificação do ensino médio e autoavaliação para treineiros. Estudantes do Pé-de-Meia que fizeram os dois dias de prova receberão incentivo adicional de R$ 200.