Sinfra lança novo edital do BRT para continuação das obras
Redação
MOBILIDADE URBANA
A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) lançou um novo edital, estimado em R$ 120,4 milhões, para retomar parte das obras do BRT em Cuiabá e Várzea Grande. O processo, previsto para ocorrer na segunda-feira (17.11), prevê a contratação integrada de uma empresa responsável por concluir serviços das estações do sistema, incluindo elaboração de projetos, desapropriações, licenças e execução de estruturas do Lote 2.
A disputa será realizada por meio de dispensa eletrônica com competição — modelo previsto na Lei 14.133 e ainda pouco aplicado em obras de grande porte. A empresa vencedora ficará encarregada de todas as etapas, da concepção dos projetos até a entrega das obras, concentrando atribuições que, normalmente, seriam divididas entre diferentes contratos.
O edital soma-se à série de contratações feitas pelo Governo ao longo de 2025 para tentar impulsionar o andamento do BRT. Em junho, a Sinfra autorizou o início das obras do Lote 1, sob responsabilidade do Consórcio Integra BRT, no trecho entre a Avenida do CPA e o Terminal André Maggi, em Várzea Grande. Esse contrato foi firmado por R$ 155,1 milhões, com prazo de 180 dias, para conclusão dos projetos e execução das intervenções pendentes no corredor principal.
Ainda neste ano, o Estado abriu outra licitação no valor de R$ 68,8 milhões para construção das estações. Agora, com o edital de R$ 120 milhões, o Governo dá continuidade ao fracionamento das etapas necessárias para que o sistema saia do papel — mesmo após não cumprir o cronograma original, que previa a conclusão do BRT em 2023.
O projeto acumula atrasos desde o contrato inicial de 2022, de R$ 468 milhões. A execução avançou de forma desigual, deixando trechos sem conclusão e exigindo novas contratações para complementar o que não foi entregue pelo consórcio anterior.
Assim, o BRT segue sendo executado em partes, com editais lançados para resolver pendências específicas — e o mais recente tem como foco as estações. O documento, porém, não detalha quais vias serão diretamente impactadas, repetindo apenas indicações genéricas dos Tramos 1 e 2 em Cuiabá e do Tramo 1 em Várzea Grande.