Atualização do vale-refeição é bem recebida pelo setor


13/11/2025 às 14:22
Redação

MUDANÇAS

O novo decreto que atualiza o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), assinado pelo presidente Lula na última terça-feira (11), recebeu avaliação positiva de entidades do setor de alimentação. As mudanças reformulam regras do vale-alimentação e vale-refeição, com foco em modernização, transparência e redução de custos.

A Fhoresp, que representa meio milhão de bares, restaurantes e hotéis em São Paulo, destacou que o modelo atual penalizava os estabelecimentos. “As taxas altas e a demora no repasse inviabilizavam aceitar vale-refeição. Muitos desistiram de trabalhar com esse sistema”, afirmou Edson Pinto, diretor-executivo da federação.

Com o novo decreto, que estabelece taxas menores, adesão simplificada e pagamentos mais rápidos, a entidade acredita que mais empresas voltarão a aceitar os vales, ampliando a concorrência e até reduzindo preços ao consumidor.

Outra mudança importante é o uso exclusivo dos recursos para alimentação e a interoperabilidade: em até um ano, qualquer cartão deverá funcionar em qualquer maquininha. A taxa máxima cobrada dos estabelecimentos agora será de 3,6%.

O repasse aos restaurantes também será acelerado — cairá de 30 para até 15 dias após o pagamento pelo trabalhador, regra que deve vigorar em até 90 dias.

Para a Associação Brasileira das Empresas de Refeições Coletivas (ABERC), a proposta preserva as normas da categoria, mas dá mais autonomia ao trabalhador na hora de escolher onde utilizar o benefício.

No total, mais de 20 milhões de trabalhadores devem ser beneficiados com um sistema mais competitivo, transparente e eficiente.

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Mato Grosso - Nota MT sorteia R$ 900 mil em prêmios e estimula cidadania fiscal
  • Pelando - Nayara, sobrevivente do caso Eloá, segue vida reservada
  • Política MT - Wanderley cobra explicações sobre possível suspensão de refeições na saúde de VG
  • Mato Grosso - Trio foi condenado por duplo homicídio no Shopping Popular
  • Política MT - Moradores pedem apoio da Câmara para regularizar campo do São Simão
  • Entrevista - Fagner relembra primeiro encontro inusitado com Caetano
  • Mato Grosso - Moradores pedem apoio da Câmara para regularizar campo do São Simão
  • Geral - Pular a primeira mamografia aumenta risco de morte
  • Política Brasil - Janaina evita polêmicas e foca na consolidação do MDB em MT
  • Mato Grosso - Motores roncando: Cuiabá vira palco da paixão sobre duas rodas