Enem 2025 traz novo modelo de questões e amplia contextualização do exame
Redação
Mudanças
A edição de 2025 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estreia o modelo testlet, um formato inovador em que várias questões são elaboradas a partir de um mesmo texto-base. Cada item, porém, mantém independência e exige análise própria, sem depender das respostas anteriores.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação, a mudança torna o exame mais contextualizado, integrando diferentes áreas do conhecimento e promovendo uma avaliação mais dinâmica e coerente com situações reais de aprendizagem.
Além de otimizar o tempo de prova, o modelo estimula habilidades de interpretação, análise crítica e raciocínio lógico, ao permitir o uso de um único texto para avaliar múltiplas competências.
De acordo com a diretora de Avaliação da Educação Básica do Inep, Hilda Linhares, os itens foram rigorosamente pré-testados, garantindo qualidade pedagógica e equilíbrio psicométrico. “A expectativa é que o modelo seja expandido para outras áreas do conhecimento nas próximas edições”, afirmou.
A primeira aplicação do Enem 2025 ocorreu no último domingo (9), com provas de linguagens, ciências humanas e redação. O exame continua no próximo domingo (16), com questões de ciências da natureza e matemática. No Pará, devido à COP30, as provas serão realizadas nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.