Enem mantém abstenção estável e tem tema de redação sobre envelhecimento
Redação
Provas
O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 registrou 27% de abstenção, praticamente igual ao índice de 2024 (26,6%) e menor que o dos anos anteriores. Mais de 4,8 milhões de candidatos estavam inscritos. Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, o exame transcorreu com tranquilidade e registrou 3.240 eliminações por descumprimento de regras.
O gabarito oficial será divulgado na próxima quinta-feira (13). As provas foram aplicadas em 1.805 municípios e mobilizaram mais de 300 mil pessoas.
Neste domingo (9), os candidatos responderam a 90 questões de linguagens, ciências humanas e fizeram a redação, cujo tema abordou “as perspectivas sobre o envelhecimento na sociedade brasileira”. Para o ministro, a escolha do tema é atual e necessária diante do aumento da população idosa no país.
O presidente do Inep, Manuel Palácios, classificou o exame como “lindo” e “maravilhoso”, destacando o alinhamento com as habilidades curriculares da educação básica.
O segundo dia de provas será no próximo domingo (16), com conteúdos de ciências da natureza e matemática. A reaplicação está marcada para os dias 16 e 17 de dezembro, incluindo estudantes de municípios do Paraná afetados pelo tornado.