Ranalli mira vaga na Câmara e diz ser “destino natural” dos votos do PL
Redação
Eleições
O vereador Rafael Ranalli (PL) afirmou que se vê como o “destino natural” dos cerca de 250 mil votos que ficarão sem representante do Partido Liberal na disputa para a Câmara Federal em 2026. O cálculo considera o afastamento dos três principais nomes do PL nas eleições de 2022 — Abilio Brunini, hoje prefeito de Cuiabá; José Medeiros, que deve concorrer ao Senado; e Amália Barros, falecida em 2024.
“Você tem a votação da Amália, do Medeiros e do Abílio, os três mais votados do PL na última eleição. Então, são 250 mil votos órfãos. Por isso que eu cogito muito a minha candidatura, porque esses votos são meus, naturalmente”, declarou o vereador em entrevista ao MídiaNews.
Na eleição de 2022, Abilio recebeu 87.072 votos, Medeiros 82.182 e Amália 70.294 — um total de quase 240 mil votos. Ranalli afirmou que o partido já sinalizou apoio ao seu nome e acredita que o PL continuará sendo o “apanhador natural” desse eleitorado.
Segundo ele, a legenda deve eleger entre três e quatro deputados federais, mantendo-se como uma das mais fortes de Mato Grosso. “O PL tem o perfil desse eleitor. Agora é ver como o time será montado. Temos nomes importantes como Thiago Boava, viúvo da Amália, e outras lideranças do interior. Mas acredito que boa parte desses votos ficará conosco”, afirmou.