Virginia defende mais mulheres no poder, mas com “passado limpo”
Redação
Participação feminina
A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, afirmou nesta sexta-feira (7) que o Estado precisa de mais mulheres ocupando cargos de destaque, mas ressaltou que essas representantes devem ter “comprometimento e passado limpo”. A declaração foi dada durante entrevista ao portal Olhar Direto, ao comentar casos recentes de violência política de gênero envolvendo lideranças femininas mato-grossenses.
“Precisamos de mulheres sérias, com passado limpo, para realmente trabalhar pelo povo”, disse Virginia. Ela destacou que a presença feminina ainda é pequena nos espaços de poder, o que, segundo ela, contribui para que episódios de desrespeito e violência política continuem ocorrendo.
Entre os casos citados estão o da deputada estadual Janaina Riva (MDB), que denunciou ameaças e ofensas de cunho sexual, e das prefeitas Flávia Moretti (PL) e Paula Calil (PL), ambas também alvos de ataques políticos.
Virginia afirmou que, mesmo sem acompanhar de perto todos os episódios por questões de saúde, reconhece o problema e reforçou a necessidade de ampliar a representatividade feminina. “As mulheres precisam entrar e trabalhar pela população. A sociedade precisa de pessoas sérias, que façam acontecer pelo Estado”, completou.
Sem mencionar nomes, a primeira-dama também criticou políticos que, segundo ela, “têm um passado pesado” e pouco contribuíram com o desenvolvimento de Mato Grosso.