Cuiabá garante recursos para equipar primeiro hospital infantil
Redação
Parceria
A Prefeitura de Cuiabá assegurou, nesta quinta-feira (6), a liberação de R$ 5,09 milhões em cofinanciamento estadual para a compra de equipamentos do Centro Médico Infantil (CMI) Antonny Gabriel de Souza Gomes de Moraes — o primeiro hospital 100% pediátrico da capital. A aprovação foi feita durante a 9ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/MT), fórum que reúne gestores de saúde do Estado e dos municípios.
Construído ao lado do antigo Pronto-Socorro, o CMI é um marco para a rede pública de saúde infantil. Com inauguração prevista para os próximos 40 dias, o hospital funcionará 24 horas por dia, com estrutura moderna e humanizada voltada exclusivamente ao atendimento de crianças.
O novo centro médico contará com consultórios, salas de classificação de risco, oito leitos de observação, farmácia, serviço social, áreas de exames e espaço para apoio técnico e administrativo. O destaque fica por conta do atendimento odontológico exclusivo para o público infantil, que será o primeiro da capital, com equipe de nove odontopediatras e suporte 24 horas.
A secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona, destacou que o investimento representa o reconhecimento da seriedade da gestão na área. “Esses recursos vão garantir equipamentos de ponta e um atendimento digno, humanizado e de qualidade para nossas crianças”, afirmou.
O CMI foi retomado pela gestão do prefeito Abilio Brunini após ter sido paralisado por administrações anteriores e recebeu investimento total de R$ 11,8 milhões. A parceria com o Governo do Estado reforça o compromisso conjunto em fortalecer a rede pública de saúde e ampliar o cuidado integral à infância.