Eleitora de 98 anos regulariza título após 29 anos
Redação
DEMOCRACIA
Dona Antônia Eugenia da Silva, de 98 anos, moradora do bairro Jardim Florianópolis, em Cuiabá, deu um verdadeiro exemplo de cidadania ao comparecer à Casa da Democracia do TRE-MT para regularizar seu título de eleitor. O atendimento especial ocorreu na manhã de sexta-feira (31), garantindo que ela esteja novamente apta a votar nas eleições de 2026.
Natural da comunidade rural de Cabeceira do Bravo, em Acorizal, Dona Antônia votou pela última vez em 1996. Acompanhada da filha caçula, a empresária Catarina Silva, ela realizou a revisão cadastral e o cadastramento biométrico. “Votar sempre foi uma alegria. Na roça, era uma festa entre vizinhos. Hoje estou feliz por poder participar de novo”, contou, sorridente.
Mesmo com o voto facultativo para quem tem mais de 70 anos, a idosa fez questão de se regularizar. O servidor eleitoral Odiles Junior destacou o entusiasmo da eleitora: “Ela chegou animada, com o título cancelado há anos, e saiu com tudo em dia. Um exemplo para todos nós.”
Cheia de disposição, Dona Antônia compartilhou o segredo da longevidade: “Não bebo e sempre coloco mocotó no feijão”, brincou.
Com o novo título em mãos, a nonagenária se prepara para exercer novamente seu direito ao voto, quase três décadas depois da última eleição.