Juarez diz que erros da direita fortalecem Lula para 2026
Redação
Eleições
O deputado federal Juarez Costa (MDB) criticou duramente a atuação da direita no cenário político nacional, afirmando que o grupo tem tomado decisões que acabam favorecendo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que já confirmou a intenção de disputar um quarto mandato em 2026.
“A direita, principalmente a extrema, errou muito e está sendo o maior cabo eleitoral do Lula. Um cara que saiu da cadeia, virou candidato, ganhou a eleição, está no governo e ainda o adversário ajudando, fica complicado derrotá-lo”, declarou o parlamentar.
Juarez classificou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da “Blindagem”, rejeitada pelo Senado, como um dos maiores equívocos recentes da oposição. Segundo ele, a proposta — que pretendia dificultar punições a parlamentares — foi uma “vergonha” e um “erro grotesco” que desgastou ainda mais a imagem da direita.
O emedebista também comentou o cenário para 2026, dizendo que chegou a apostar no governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como alternativa ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas vê o paulista recuando da disputa.
“Eu apostava muito no Tarcísio, mas estou vendo ele recuar. Acho que ele não vem”, avaliou.
Juarez descartou a possibilidade de um novo nome da família Bolsonaro concorrer e citou o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), como possível candidato da direita. No entanto, ponderou: “O Ratinho é bom no Paraná, mas não é conhecido nacionalmente. Ele vai precisar de um bom vice”.