Max diz que decisão do STF desanimou pré-candidatos do Podemos
Redação
Eleições
O deputado estadual Max Russi afirmou que o Podemos perdeu alguns pré-candidatos após o Supremo Tribunal Federal (STF) suspender o aumento de cadeiras na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. A decisão, proferida pelo ministro Luiz Fux, impede que o número de vagas passe de 24 para 30 já nas eleições de 2026.
Segundo o parlamentar, a medida elevou o coeficiente eleitoral, tornando mais difícil conquistar uma vaga no Legislativo. “A dificuldade é maior, porque aumenta esse coeficiente. Para você fazer uma vaga precisa-se de mais votos. Então, acaba desanimando alguns candidatos”, explicou.
Mesmo ainda à frente do PSB, Max afirmou que já trabalha na estruturação do Podemos para o próximo pleito, com a meta de formar chapas competitivas tanto para a Assembleia quanto para a Câmara Federal. Ele revelou que o partido já tem seis pré-candidatos a deputado federal e segue avaliando os cálculos necessários para viabilizar as candidaturas.
“Fazendo as minhas contas, acredito que vai precisar de cerca de 83 mil votos para eleger um deputado estadual e 250 mil para federal”, estimou o deputado.