Júlio Campos alerta para avanço de facções em MT
Redação
Opinião
O deputado estadual Júlio Campos (União) fez um alerta sobre o avanço das organizações criminosas no país e afirmou que há cidades de Mato Grosso “dominadas” por facções. Em tom de crítica, o parlamentar também lamentou a falta de apoio do governo federal à operação policial realizada no Rio de Janeiro, considerada uma das mais letais da história do estado.
“Hoje as organizações criminosas tomaram conta, não só do Rio, como de grandes partes do país. Até mesmo Mato Grosso tem alguns municípios totalmente dominados pelas facções”, declarou o deputado.
Júlio classificou o cenário como “uma tragédia” e afirmou que o governador do Rio, Cláudio Castro (PL), estaria “sozinho” no enfrentamento à violência. “Ele pediu socorro e não teve o apoio do governo federal. Está sozinho”, afirmou.
O parlamentar também endossou as declarações do governador Mauro Mendes (União), que elogiou a operação e defendeu mudanças na legislação penal. “O Mauro foi muito correto. As leis precisam mudar. Do jeito que está, prende e solta, e os bandidos continuam tomando conta”, disse.
Para Júlio Campos, o combate ao poder financeiro das facções ainda é um dos principais desafios. “A Receita Federal e a Polícia Federal estão mais preparadas, mas o problema é nacional. As organizações criminosas dominam vários estados — e Mato Grosso também enfrenta essa realidade”, concluiu.