Moraes cobra explicações sobre operação com 119 mortos no Rio
Redação
Determinação
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, apresente esclarecimentos sobre a Operação Contenção, que deixou 119 mortos nos complexos do Alemão e da Penha.
A medida foi tomada no âmbito da ADPF das Favelas, ação que busca reduzir a letalidade policial no estado. Moraes também marcou uma audiência para o dia 3 de novembro, no Rio de Janeiro, para discutir o caso.
A operação, realizada pelas polícias Civil e Militar, tinha como objetivo conter a expansão da facção Comando Vermelho. Foram cumpridos mandados de busca e prisão, resultando ainda em 113 detenções.
O governo fluminense classificou a ação como um sucesso, mas movimentos sociais e familiares das vítimas denunciam o episódio como chacina, alegando execuções e mutilações.
Moraes exigiu que o estado detalhe o planejamento, o uso da força, o número de agentes e armamentos, a atuação de perícia, o uso de câmeras corporais e as medidas adotadas para assistência às vítimas e preservação dos locais dos confrontos.