PF investiga esquema de corrupção no Ministério da Agricultura
Redação
Operação
A Polícia Federal, em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou nesta quarta-feira (29) a Operação Imperium Messis, que apura um esquema de corrupção envolvendo servidores do Ministério da Agricultura e empresários do setor de exportação de alimentos.
Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão em Boa Vista, Cantá (RR) e Cuiabá (MT), além do bloqueio de R$ 1,8 milhão em bens e valores. A ação mobilizou 43 policiais federais e quatro auditores da CGU.
As investigações apontam que servidores do Mapa teriam recebido propina para favorecer uma empresa privada que assumiu o processo de fiscalização de mercadorias destinadas à exportação para a Venezuela. O grupo é suspeito de corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
De acordo com a CGU, o esquema comprometia a credibilidade das fiscalizações sanitárias e aduaneiras, afetando a competitividade do comércio exterior brasileiro.
A Controladoria destacou que o combate a fraudes é fundamental para restaurar a confiança da sociedade nas instituições públicas. As investigações continuam sob sigilo.