Curau é eleito um dos 10 melhores pudins do mundo por site; entenda por quê
Redação
Culinária Brasileira
O curau, uma das mais tradicionais sobremesas brasileiras, está entre os 10 pudins mais saborosos do mundo —sim, pudim, você leu corretamente. A conclusão é da enciclopédia gastronômica TasteAtlas, que publicou a mais nova versão de sua lista nesta segunda (30).
No ranking global, o curau ocupa a sexta posição com uma nota 4,4 (de 5 pontos possíveis), passando à frente do indiano Phirni, receita à base de arroz cozido em leite com amêndoas, açafrão e cardamomo que ficou em sétimo lugar, além da clássica Panna Cota italiana, que leva gelatina, creme, açúcar e baunilha, além de uma calda de frutas.
O grande vencedor foi o turco Firin sütlaç. Com nota 4,5, a sobremesa feita de arroz e assada no forno levou a primeira colocação --mais abaixo, explicamos melhor sobre o doce, mas antes vamos voltar ao nosso curau.
'Olha o curau!'
O curau —também apresentado ao público internacional como canjica, corá e papa de milho, graças às suas muitas alcunhas em diferentes regiões do Brasil— foi descrito como um doce feito à base do suco do milho verde, açúcar e leite que, uma vez cozido, é despejado em tigelas individuais e recebe pitadas de canela em pó.
O doce de milho pode ser consumido tanto quente como frio e sua consistência varia: alguns o preparam mais consistente, semelhante a um pudim; já outros fazem a receita mais mole, uma espécie de creme.
Mas, afinal, curau é pudim?
De acordo com a enciclopédia Britannica, o pudim é definido como qualquer prato de "textura relativamente macia, esponjosa e densa" —como é o caso do curau. Apesar de em diversos países, como Brasil e Estados Unidos, pudins serem exclusivamente doces, nem sempre foi assim.

O Dicionário Oxford de Língua Inglesa coloca as origens da expressão 'pudding' —como é chamado o pudim na terra do rei Charles 3º— no século 13, quando era usada para descrever receitas similares à buchada nordestina, à base de estômagos de ovelha, porco ou outros animais recheados com carnes, miúdos, gordura, aveia e temperos.
Fonte: Uol