Câmara moderniza estrutura administrativa e reforça eficiência do Legislativo
Redação
Várzea Grande
A Câmara Municipal de Várzea Grande promoveu uma ampla reestruturação administrativa com a sanção da Lei Complementar nº 23/2025, proposta pela Mesa Diretora. A medida atualiza a hierarquia funcional, redefine cargos e cria novas funções estratégicas, com foco em modernização, transparência e melhor prestação de serviços à população.
Com a nova legislação, os cargos de direção superior foram renomeados e tiveram suas atribuições ajustadas. O Diretor-Geral passa a ser Secretário Legislativo de Gestão e Planejamento; o Diretor Administrativo, Secretário Legislativo de Administração; o Consultor Técnico Jurídico, Secretário Legislativo da Presidência; e o Assessor Especial do Gabinete do Procurador-Geral, Subprocurador-Geral da Câmara.
Também foram criados os cargos de Diretor de Comunicação, Assessor Especial de Planejamento e Assessor de Gestão de Dados e Informática, reforçando a integração entre as áreas e o uso de tecnologia na gestão pública.
Outra mudança importante foi a padronização das assessorias parlamentares, com a criação de 99 cargos de Assessor Legislativo da Câmara Municipal, de nível médio, que passam a atuar de forma mais integrada junto aos gabinetes, comissões e setores administrativos.
De acordo com a Mesa Diretora, a reestruturação busca corrigir sobreposições de funções e garantir um modelo administrativo mais eficiente e transparente. A atualização do organograma representa mais um passo da Câmara rumo à modernização institucional e à valorização dos servidores.