Campanha nas redes cobra indicação de mulher para o STF
Redação
Mobilização
Personalidades como Anitta, Juliette, Deolane Bezerra e Bruna Griphao iniciaram nas redes sociais um movimento pedindo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que indique uma mulher para a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF) com a aposentadoria do ministro Luís Roberto Barroso.
A mobilização reforça o debate sobre a baixa representatividade feminina na mais alta Corte do país. Em 134 anos de história, o STF teve 172 ministros — apenas três mulheres, nenhuma delas negra. Caso Lula escolha novamente um homem, a composição voltará a ter dez ministros e apenas uma mulher: a ministra Cármen Lúcia.
“Como cidadã, deixo pública minha torcida para que seja uma mulher. Em 134 anos, só três mulheres passaram pelo STF — e nenhuma negra”, declarou Anitta.
Juliette também destacou a importância da representatividade: “Somos a maioria no Brasil e merecemos voz. Hoje são dez homens e uma mulher. Acho justo ser uma de nós.”
Para Deolane Bezerra, a presença feminina no Supremo é essencial para “um país mais justo e democrático”. Já Bruna Griphao aproveitou o engajamento nas redes para provocar reflexão: “Se conseguimos discutir um vestido, também podemos nos mobilizar por uma pauta que realmente importa.”
Fonte; Folhapress