Governo descarta horário de verão em 2025 e garante segurança energética
Redação
Descartado
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta terça-feira (14) que o governo federal está “completamente seguro” de que o Brasil não precisará retomar o horário de verão neste ano. Segundo ele, o país vive um momento de estabilidade energética, resultado de um planejamento eficiente e das boas condições climáticas registradas nos últimos anos.
“O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico se reúne mensalmente para discutir a segurança energética nacional e a modicidade tarifária. Chegamos à conclusão de que, graças ao planejamento e ao índice pluvial dos últimos anos, estamos em condição de segurança energética completa e absoluta para este ano”, destacou o ministro durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro.
Silveira lembrou que o Brasil tem sua matriz baseada majoritariamente em hidrelétricas e ressaltou os avanços na diversificação da produção energética. “O Brasil produz muita energia, especialmente com o advento das fontes renováveis. São energias intermitentes, mas estamos com uma expectativa muito grande para o leilão de baterias, que permitirá armazenar vento e energia solar. Com isso, teremos energia solar disponível até às 22 horas”, explicou.
O ministro também anunciou que o governo lançará, ainda neste mês, um novo leilão de térmicas, ampliando a capacidade de resposta do sistema elétrico.
Silveira reforçou que, embora outros países tenham enfrentado apagões por conta da intermitência das energias renováveis, o sistema brasileiro é sólido e bem planejado. “Portugal e Espanha tiveram problemas recentes, mas o nosso sistema é robusto. Não precisamos do horário de verão neste ano. Caso houvesse qualquer risco de falta de energia, o governo teria coragem de adotar a medida, independentemente das controvérsias”, concluiu.