Governador demite servidor da Politec acusado de furtar cartão de paciente falecido
Redação
DECISÃO
O governador Mauro Mendes (União Brasil) determinou a demissão do técnico em necropsia da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Franklin Will Albuquerque Silva, investigado por furtar o cartão corporativo de um paciente falecido no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e utilizá-lo para comprar bebidas alcoólicas.
A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado (Iomat) desta segunda-feira (13), após conclusão do processo administrativo disciplinar (PAD) instaurado pela Corregedoria da Politec. A comissão responsável recomendou a penalidade máxima, acatada pelo governador.
De acordo com a investigação, a denúncia foi feita pelo chefe da vítima, um servidor público que havia morrido no dia 17 de maio, após um acidente na Avenida do CPA. Ao tentar encerrar o cartão corporativo do funcionário, o gestor identificou gastos suspeitos em bares, restaurantes e distribuidoras de Cuiabá, totalizando R$ 1.085,49, a maior parte em compras de chope e outras bebidas alcoólicas.
Na decisão, o governador Mauro Mendes destacou que o servidor violou os deveres funcionais previstos no Estatuto dos Servidores Públicos do Estado de Mato Grosso, que exigem zelo, lealdade às instituições, conduta moral e observância das normas administrativas. O texto cita ainda violação de sigilo funcional e abuso de poder como agravantes da conduta.
Além da demissão de Franklin Silva, o ato governamental também dispensa outros nove servidores estaduais de diferentes pastas. Confira a lista:
Ana Amélia do Nascimento Cunha da Rosa, profissional de nível superior do Sistema Penitenciário (SESP);
Antônio Henrique Machado Magalhães, perito oficial da Politec;
Ezequiel Gonçalo de Campos, agente do Sistema Penitenciário (SESP);
Guilherme Dicke, técnico de nível superior da Secretaria de Estado de Saúde (SES);
Marciela da Cunha Cavalcante, profissional de nível superior do Sistema Penitenciário (SESP);
Paulo Luciano Pereira de Deus, servidor do Sistema Penitenciário (SESP);
Ronaldo Roman Surubi Soares, servidor da Secretaria de Estado de Educação (Seduc);
Sandra Gonçalves da Silva, técnica administrativa educacional da Seduc;
Silvano Vicencio Alves, agente do Sistema Penitenciário (SESP).
A publicação reforça a política do governo estadual de tolerância zero com desvios de conduta e práticas incompatíveis com o serviço público, reafirmando o compromisso com a ética, transparência e moralidade administrativa.