Programa Pé-de-Meia, do MEC, é finalista do Prêmio Espírito Público 2025
Redação
REFERÊNCIA
O Programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação (MEC), foi selecionado como um dos 14 finalistas da 7ª edição do Prêmio Espírito Público (PEP) 2025, promovido pelo Instituto República.org. A iniciativa reconhece servidores e projetos públicos que geram impactos positivos para a sociedade.
Concorrendo na categoria Educação, com o título “Pé-de-Meia para Proteger Trajetórias Escolares no Ensino Médio”, o programa pode ser escolhido pelo voto popular, disponível no site oficial do prêmio. Os vencedores serão anunciados em 27 de novembro, durante cerimônia em Brasília.
O Pé-de-Meia, conhecido como “poupança do ensino médio”, beneficia 4 milhões de estudantes e conta com investimento anual de R$ 12,5 bilhões. O programa oferece incentivo financeiro a alunos de baixa renda do CadÚnico e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o objetivo de reduzir a evasão escolar, ampliar o acesso à educação e promover mobilidade social.
O Prêmio Espírito Público recebeu 857 inscrições em 2025, distribuídas em sete categorias, entre elas educação, saúde, meio ambiente, gestão e segurança. Desde sua criação, a premiação já reconheceu mais de 180 servidores e busca valorizar projetos com impacto social, integridade e uso de dados e evidências na gestão pública.