Unemat lança MBA em Lideranças Femininas e reforça compromisso com a equidade de gênero
Redação
Valorização feminina
A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) deu mais um passo em direção à valorização das mulheres e ao fortalecimento da gestão universitária com o lançamento do MBA em Formação de Lideranças Femininas, realizado nesta sexta-feira (10.10), na reitoria, em Cáceres (MT).
Durante o evento, a reitora Vera Lúcia Maquêa assinou quatro resoluções que consolidam o curso como parte do Programa Institucional de Qualificação Funcional da Unemat, incluindo a institucionalização do MBA e a garantia de manutenção da bolsa formação para servidoras afastadas em licença-maternidade.
Voltado para servidoras efetivas dos campus e da administração central da Universidade, além de colaboradoras da Faespe, o curso de pós-graduação lato sensu terá 360 horas-aula e será ofertado na modalidade híbrida, com encontros presenciais em Cuiabá. O edital, com 50 vagas, será publicado nos próximos dias.
A reitora destacou que a iniciativa faz parte das ações de cuidado e valorização das pessoas dentro da instituição.
“Embora tenhamos 111 mulheres em cargos de chefia, isso representa apenas 36,4% das funções de liderança. O MBA é um movimento inicial. Nosso próximo passo é alcançar 50% dos cargos para mulheres, promovendo igualdade e justiça”, afirmou Vera Maquêa.
Idealizado por um grupo de servidoras da Unemat, o projeto reúne gestoras de diferentes campus e setores administrativos. A coordenadora do curso, Danielle Tavares, ressaltou o foco do MBA em desenvolver competências técnicas, comportamentais e de gestão.
“Queremos transformar mulheres capazes em mulheres confiantes para ocupar posições de liderança na Universidade”, destacou.
Com a criação do MBA em Formação de Lideranças Femininas, a Unemat consolida sua missão de promover a equidade de gênero, fortalecer a qualificação das servidoras e incentivar o protagonismo feminino na administração pública e acadêmica.