Mauro diz que decisão sobre candidatura de Virginia em 2026 será exclusiva da primeira-dama
Redação
Eleições
O governador Mauro Mendes (União Brasil) afirmou que caberá exclusivamente à primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes (União Brasil), decidir se disputará uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026. A declaração foi feita nesta quarta-feira (8), durante entrevista à imprensa, em meio ao crescente interesse de partidos em contar com o nome de Virginia nas chapas proporcionais.
Segundo Mauro, há uma lista preliminar de possíveis candidatos do União Brasil, mas ele garantiu que, por ora, só analisou nomes voltados à Assembleia Legislativa, citando apenas a vereadora por Cuiabá, Michelly Alencar (UB). “Quem bate o martelo é a Virginia. Não é ninguém que bota o nome dela, nem de A, nem de B ou de C. Agora, conjecturas e fofocas na política existem aos montes”, afirmou o governador.
Virginia tem sido cortejada por legendas alinhadas à direita, especialmente o Progressistas, presidido em Mato Grosso pelo deputado estadual Paulo Araújo. A sigla, federada ao União Brasil, demonstra interesse em filiar a primeira-dama para compor a chapa de candidatos à Câmara Federal.
Embora Virginia tenha declarado recentemente que não se sente preparada para disputar um cargo eletivo, sua intensa agenda à frente do programa SER Família vem fortalecendo seu nome politicamente. Nos últimos meses, ela ampliou o alcance das ações sociais, com foco em habitação, políticas afirmativas, atenção aos idosos, povos indígenas e combate à violência contra a mulher.
Para Mauro Mendes, qualquer decisão sobre o futuro político de Virginia será tomada por ela própria, com total respeito. “Quem vai bater o martelo é ela, não sou eu e nem ninguém. Vou respeitar ela como as mulheres devem ser respeitadas”, concluiu o governador.