MS inicia distribuição nacional de antídoto contra intoxicação por metanol; Mato Grosso recebe 28 doses
Redação
Prevenção
O Ministério da Saúde recebeu, nesta quinta-feira (9), no Aeroporto de Guarulhos (SP), uma remessa com 2,5 mil unidades do antídoto fomepizol, utilizado no tratamento de pacientes intoxicados por metanol — substância encontrada em bebidas alcoólicas adulteradas. Mato Grosso está entre os estados contemplados e receberá 28 doses, que começarão a ser distribuídas a partir desta sexta-feira (10).
Do total, 1,5 mil unidades já começaram a ser entregues prioritariamente ao estado de São Paulo, que concentra o maior número de casos confirmados de intoxicação. O restante será encaminhado a outras regiões do país com registros da substância, como Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Goiás e Rondônia, entre outros.
Embora Mato Grosso ainda não tenha casos confirmados — apenas suspeitas sob investigação —, o estado foi incluído no cronograma nacional de distribuição para garantir resposta imediata caso ocorram novas notificações. O Ministério da Saúde também manterá mil ampolas em estoque estratégico, para atender possíveis emergências e novos surtos.
Segundo a pasta, a quantidade de doses destinadas a cada estado foi definida com base em dados demográficos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e poderá ser reajustada conforme a demanda e evolução dos casos no país.