Saúde de VG reforça vigilância e vacinação após caso suspeito de sarampo em criança


09/10/2025 às 14:54
Redação

Investigação

A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande mantém o monitoramento de um caso suspeito de sarampo, após resultado de exame sorológico com IgM positivo, que indica exposição recente ao vírus. Conforme o protocolo do Ministério da Saúde, uma nova coleta será realizada entre 15 e 25 dias após o primeiro exame, para confirmar ou descartar o diagnóstico — que ainda pode se tratar de um falso positivo.

O caso envolve uma criança de nove anos que já recebeu alta médica, está sem sintomas e segue sua rotina normalmente. Além disso, duas novas crianças, de 1 e 5 anos, procuraram atendimento no Pronto-Socorro Municipal no último sábado (4), apresentando febre e manchas na pele. Ambas permanecem em isolamento domiciliar, sob acompanhamento da Vigilância Epidemiológica.

A Secretaria também registrou dois outros casos suspeitos em irmãos que passaram por exames laboratoriais. Segundo a superintendente de Vigilância Epidemiológica, Alessandra Carreira, não há tratamento específico para o sarampo. “O cuidado é voltado para o controle da febre e do mal-estar, com boa hidratação e alimentação adequada”, explicou.

Alessandra reforçou a importância da imunização como principal forma de prevenção. “É fundamental que todas as famílias mantenham o cartão de vacinas atualizado. O sarampo é altamente contagioso e pode trazer complicações graves, especialmente em crianças”, alertou.

A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, destacou que o município vem intensificando suas campanhas de vacinação para evitar o retorno de doenças já erradicadas. “A vacinação é uma das maiores conquistas da saúde pública. Nosso compromisso é manter a população protegida e bem informada”, afirmou.

Como parte das estratégias de ampliação da cobertura vacinal, segue até amanhã (10) o funcionamento do posto de vacinação instalado no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, no saguão principal, das 8h às 16h. A ação visa alcançar o público em locais de grande circulação de pessoas.

“Com o aumento do fluxo de passageiros e grandes eventos na região, como o show do Guns N’ Roses, é essencial reforçar as barreiras de proteção para impedir a reintrodução do vírus”, acrescentou Alessandra.

No local, estão disponíveis todas as vacinas do calendário vacinal, incluindo doses contra sarampo, hepatites, febre amarela, HPV, meningite, varicela e outras imunizações de rotina.

 

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Geral - Ex-ator mirim de “Chocolate com Pimenta” explica por que deixou a TV
  • Política MT - Presidente do TCE afirma que VG só destrava com intervenção do Estado
  • Entrevista - João Gomes relata preconceito por ser nordestino
  • Mato Grosso - Várzea Grande abre inscrições online para 4,5 mil vagas na rede municipal
  • Entrevista - Lucas Leto conta como conciliou “Dança dos Famosos” com “Vale Tudo”
  • Mato Grosso - Inscrições para Prêmio Anual de Jornalismo de MT encerram domingo
  • Política Brasil - Jayme critica “casta” que controla MT e sinaliza disputa em 2026
  • Entrevista - Léo Moura aposta em título do Flamengo na Libertadores
  • Mato Grosso - Cuiabá promove Dia D neste sábado em todas as unidades de saúde
  • Geral - Jota.pê é eleito Artista do Ano no Prêmio Potências