Seduc abre prazo para recursos contra gabarito preliminar de seletivo das escolas militares
Redação
ATENÇÃO
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) abriu, nesta terça-feira (7/10), o prazo para interposição de recursos contra as questões e o gabarito preliminar do processo seletivo das escolas estaduais militares.
Os recursos devem ser enviados até quarta-feira (8/10), por meio de formulário eletrônico disponível no site da Seduc, onde também já podem ser consultados os gabaritos preliminares.
Conforme o cronograma, o gabarito oficial será divulgado em 14 de outubro, e o resultado final do seletivo sairá em 24 de outubro.
Sobre o seletivo
Realizada no último domingo (5), a prova reuniu mais de 15 mil candidatos interessados em ingressar em uma das 24 escolas estaduais militares Tiradentes e cinco unidades Dom Pedro II. No total, são oferecidas 5.422 vagas para o ano letivo de 2026.
De acordo com a Lei nº 11.273/2020, a distribuição das vagas será feita por cotas:
20% para filhos e dependentes de Policiais Militares e Bombeiros;
20% para estudantes de famílias hipossuficientes;
5% para alunos da Educação Especial (Paede);
55% para ampla concorrência.
As matrículas dos aprovados deverão ser feitas entre 19 e 23 de dezembro de 2025, diretamente na unidade escolar escolhida, com a presença dos pais ou responsáveis legais.
As escolas militares estão espalhadas por todas as regiões do estado, em municípios como Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra, Barra do Garças, Cáceres, Lucas do Rio Verde, entre outros.