Janaina Riva nega articulação de aliança entre MDB e PL em MT
Redação
ARTICULAÇAO
A presidente do MDB em Mato Grosso, deputada estadual Janaina Riva, afirmou nesta segunda-feira (6) que o partido não está discutindo uma possível aliança com o PL no estado. A declaração contrasta com a posição do presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Léo Bortolin (MDB), que havia sinalizado abertura para diálogo.
Segundo Janaina, o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, tem participado de conversas com líderes de partidos da direita, como PL, União Brasil, Republicanos e PSD. No entanto, ela destacou que esse movimento não se reflete em Mato Grosso, onde o PL mantém resistência à sua pré-candidatura ao Senado. “A gente não tem tratado de alianças, porque ainda está muito distante do prazo. O Baleia tem se reunido com outras lideranças onde o PL faz parte, assim como União Brasil, Republicanos, PSD e outros partidos, mas aqui em Mato Grosso não existe essa mesma intensidade de diálogo”, afirmou.
Janaina reconheceu que, embora haja conversas em nível nacional, não há qualquer garantia de formação de coligação. “Não existe nada que garanta uma coligação. Vamos cuidar primeiro da nossa chapa e depois discutir o que é mais viável ao partido”, disse.
Se uma aliança entre os partidos se confirmasse, o cenário político em Mato Grosso ficaria mais complexo. Isso porque o MDB de Janaina poderia reivindicar espaço na chapa que já tem o deputado federal José Medeiros (PL) como pré-candidato ao Senado, em dobradinha com o governador Mauro Mendes (União Brasil) — nome apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Além disso, o arranjo envolveria ainda o senador Wellington Fagundes (PL), sogro de Janaina, e o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos), que tem ganhado força em setores do PL após aparições frequentes ao lado do prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL).