Servidores de MT terão suspensão de empréstimos consignados até fevereiro de 2026


06/10/2025 às 16:16
Redação

DECISÃO TCE

Os empréstimos consignados se tornaram um dos principais problemas financeiros dos servidores públicos de Mato Grosso. Taxas que ultrapassaram 120% ao ano levaram milhares de trabalhadores ao endividamento e ao comprometimento quase total dos salários.

Para enfrentar a crise, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), o Ministério Público e a Assembleia Legislativa uniram esforços e anunciaram medidas emergenciais. Nesta segunda-feira (6/10), o presidente do TCE, conselheiro Sérgio Ricardo, confirmou que os servidores terão suspensão total das cobranças até fevereiro de 2026.

“O servidor não vai pagar nada até o Natal, nem em janeiro e fevereiro. Eles precisam respirar e ter dignidade para viver”, afirmou Sérgio Ricardo.

Levantamento do TCE aponta mais de 90 mil contratos firmados, sendo cerca de 60 mil com irregularidades como ausência de assinaturas e juros abusivos. Foram identificadas taxas de até 5,5% ao mês, que o conselheiro classificou como exploração financeira.

O plano prevê: anulação de parcelas vencidas; revisão de juros; redução do saldo devedor; renegociação com prazos mais longos e juros simbólicos. 

Também está em estudo a criação de uma linha de crédito pública, financiada com fundos estaduais, para substituir o sistema atual. “Temos mais de R$ 200 milhões parados em fundos. Esse recurso pode ser usado para oferecer empréstimos a juros sociais, sem exploração”, destacou Sérgio Ricardo.

A Assembleia Legislativa deve votar, ainda nesta semana, um pacote de leis que regulamenta o novo modelo e endurece as regras para empresas credenciadas.

Segundo Sérgio Ricardo, o objetivo é “acabar com a vergonha dos consignados” e devolver equilíbrio financeiro às famílias atingidas.

 

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Geral - Ex-ator mirim de “Chocolate com Pimenta” explica por que deixou a TV
  • Política MT - Presidente do TCE afirma que VG só destrava com intervenção do Estado
  • Entrevista - João Gomes relata preconceito por ser nordestino
  • Mato Grosso - Várzea Grande abre inscrições online para 4,5 mil vagas na rede municipal
  • Entrevista - Lucas Leto conta como conciliou “Dança dos Famosos” com “Vale Tudo”
  • Mato Grosso - Inscrições para Prêmio Anual de Jornalismo de MT encerram domingo
  • Política Brasil - Jayme critica “casta” que controla MT e sinaliza disputa em 2026
  • Entrevista - Léo Moura aposta em título do Flamengo na Libertadores
  • Mato Grosso - Cuiabá promove Dia D neste sábado em todas as unidades de saúde
  • Geral - Jota.pê é eleito Artista do Ano no Prêmio Potências