Transporte gratuito aos domingos em Cuiabá beneficia mais de 600 mil usuários
Redação
Gratuidade
Desde maio, o transporte coletivo de Cuiabá é gratuito aos domingos, conforme lei municipal sancionada pelo Executivo e aprovada pela Câmara Municipal. A medida, segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública (Semob), já beneficiou mais de 600 mil pessoas — uma média de 30 mil usuários a cada domingo. No próximo dia 5, o número deve crescer consideravelmente por conta da realização do Concurso Nacional Unificado (CNU), que ocorrerá simultaneamente em todas as capitais do país.
A gratuidade tem contribuído para ampliar o acesso da população a espaços públicos, culturais e de lazer, além de facilitar o deslocamento de famílias e amigos. Neste domingo, ela também servirá como importante apoio logístico aos candidatos que participarão do concurso público em busca de estabilidade profissional.
A secretária municipal Francyanne Lacerda explicou que, desde o início da ação, o sistema passou por ajustes para atender melhor à demanda. “Algumas rotas receberam reforço de veículos aos domingos, considerando o aumento do fluxo de usuários. Nosso objetivo é garantir conforto, pontualidade e segurança para quem utiliza o transporte coletivo”, afirmou.
Para utilizar o benefício, o passageiro precisa ter o cartão Transporte, que registra a gratuidade na catraca do ônibus. A primeira via pode ser solicitada gratuitamente nas lojas da MTU ou pelo site da AMTU (amtu.com.br).
A medida, no entanto, é válida apenas para o transporte dentro do município de Cuiabá — não se aplica às linhas intermunicipais, como as que ligam a capital a Várzea Grande.