Mauro Carvalho se despede do Senado Federal com projetos aprovados e reconhecimento dos colegas


 - Foto: Divulgação
01/11/2023 às 10:15
Redação

Política

Após quatro meses no cargo, o senador agradeceu a oportunidade de ampliar seu conhecimento debatendo projetos importantes

O senador Mauro Carvalho (União/MT)) fez seu discurso de despedida do Senado Federal nesta terça-feira (21/10), após quatro meses no mandato, agradecendo pela oportunidade de ampliar seus conhecimentos, e participar de debates de projetos importantes como Reforma Tributária, descriminalização das drogas, liberação do aborto, entre outros.

 “Eu quero agradecer primeiro a Deus por esta oportunidade de estar aqui hoje, agradecer a minha família, à Mônica, com a qual estou casado há 38 anos, minhas filhas Camilla e Isabelle, por toda essa compreensão da nossa ausência, dedicando à vida pública”, disse.

O senador também agradeceu ao senador Wellington Fagundes, que precisou se afastar do mandato para realizar uma cirurgia no ombro. “Agradeço por me proporcionar esta oportunidade desses quatro meses, num momento tão importante do Senado Federal, com debate da reforma tributária, da descriminalização das drogas, da liberação do aborto. Foi uma grande oportunidade para ampliar o meu conhecimento aqui dentro do Senado Federal”, declarou.

Ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, lembrou o apoio dado desde o seu primeiro dia. “Agradeço muito a Vossa Excelência por todo o apoio que me deu, desde o primeiro dia. Agradeço, na pessoa do Secretário Sabóia, a toda a Mesa do Senado Federal, o apoio que me deu, desde o primeiro momento em que cheguei a esta Casa”, lembrou.

Mauro também ressaltou o poio dos colegas da Casa e do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes. Agradeço à bancada do nosso Estado de Mato Grosso, à nossa Senadora Margareth, a qual cumprimento pelo seu aniversário hoje, o Senador Jayme Campos; agradeço também ao Governador Mauro Mendes, que me deu a oportunidade de me tornar 1º Suplente de Senador do Wellington; agradeço ao meu Líder da União Brasil, Efraim Morais; agradeço ao Líder do Governo, Jaques Wagner, ao Líder da Oposição, Senador Rogerio Marinho, que a todo momento, de uma forma equilibrada, tem colocado seu ponto de vista. Esse contraponto é muito importante para a democracia do nosso país, e é isso que faz a diferença nesta Casa de leis”, reconheceu.

O senador afirmou que trabalhou pensando no próximo e nunca em benefício próprio. Ele destacou o projeto de sua autoria que dá oportunidade aos aposentados de voltarem ao mercado de trabalho, isentando-os de recolher FGTS (PL 3.670/2023). A matéria foi aprovada na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) por unanimidade na semana passada e aguarda votação em Plenário. Segundo Carvalho, o projeto pode beneficiar 17 milhões de aposentados. Ele também lembrou que atuou como relator do projeto que cria a bolsa para o ensino médio (PL 3.166/2023), de autoria do senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP). Aprovada nesta terça (31) na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), a proposta agora segue para a análise da Comissão de Educação (CE).

Na ocasião, o senador voltou a se posicionar de forma contrária à legalização das drogas e à descriminalização do aborto. 

Reconhecimento
Muitos colegas senadores fizeram questão de pedir a palavra para elogiar Carvalho pelo seu carisma e trabalho realizado no tempo em que passou no mandato.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, agradeceu pelo tempo de convivência e reconheceu a qualidade do debate político de Mauro Carvalho Júnior.  “Se pudesse destacar uma virtude, destacaria sua inteligência emocional, sua sensatez, seu bom senso. Tudo isso é digno de nota. O senhor tem a admiração desta Casa”, declarou.

O senador Jaime Bafattoli (PL-RO) afirmou que Carvalho trabalhou pelo Brasil de forma muito humana. O senador Rogério Marinho (PL-RN) definiu o colega como uma pessoa preparada e com espírito público. “Vossa excelência tem essa vontade de fazer o melhor para o Brasil, além de ser um grande companheiro”, afirmou Marinho.  

Senador Jorge Kajuru (PSB-GO) disse que Carvalho é um grande companheiro e fará falta. “Não tem companheiro melhor para a Subcomissão do Meio Ambiente, da qual eu fui escolhido presidente. O primeiro nome que eu fui procurar foi exatamente o seu, pela sua qualificação, pelo seu preparo, afirmou. Para a senadora Tereza Cristina (PP-MS), a atuação do colega "fez a diferença", o líder do governo, Jaques Wagner (PT-BA), disse que o colega foi ativo e produtivo no tempo que passou no Senado, Eduardo Girão (Novo-CE) destacou o olhar humano do colega, e Margareth Buzetti (PSD-MT) disse que vai sentir falta do senador.

O senador Izalci Lucas (PSDB/DF) recordou que o conheceu quando esteve em Mato Grosso. “Tive o privilégio de conhecê-lo lá no Palácio, quando estive no Mato Grosso, e ali mesmo eu vi a competência de Vossa Excelência”, elogiou. Os senadores  Astronauta Marcos Pontes (PL/SP), Jorge Seif (PL-SC), Zequinha Marinho (Podemos-PA), Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Esperidião Amin (PP-SC) também registraram a admiração pela atuação do colega.

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Geral - Ex-ator mirim de “Chocolate com Pimenta” explica por que deixou a TV
  • Política MT - Presidente do TCE afirma que VG só destrava com intervenção do Estado
  • Entrevista - João Gomes relata preconceito por ser nordestino
  • Mato Grosso - Várzea Grande abre inscrições online para 4,5 mil vagas na rede municipal
  • Entrevista - Lucas Leto conta como conciliou “Dança dos Famosos” com “Vale Tudo”
  • Mato Grosso - Inscrições para Prêmio Anual de Jornalismo de MT encerram domingo
  • Política Brasil - Jayme critica “casta” que controla MT e sinaliza disputa em 2026
  • Entrevista - Léo Moura aposta em título do Flamengo na Libertadores
  • Mato Grosso - Cuiabá promove Dia D neste sábado em todas as unidades de saúde
  • Geral - Jota.pê é eleito Artista do Ano no Prêmio Potências