Lula critica tarifas de Trump e defende soberania brasileira
Redação
OPINIÃO
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou, neste domingo (14), um artigo no The New York Times criticando a decisão do governo dos Estados Unidos de impor tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.
Segundo Lula, a medida não tem justificativa econômica, já que os EUA acumularam superávit de US$ 410 bilhões no comércio bilateral nos últimos 15 anos. Ele acusou a Casa Branca de agir por motivações políticas, em especial para pressionar o Brasil em favor do ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado pelo STF por tentativa de golpe.
O petista também rebateu críticas dos EUA ao Judiciário brasileiro e às regras sobre plataformas digitais. “É desonesto chamar regulamentação de censura, quando o que está em jogo é proteger nossas famílias contra fraudes, desinformação e discurso de ódio.”
Na área ambiental, Lula destacou que o Brasil reduziu o desmatamento da Amazônia pela metade em dois anos, mas alertou que a floresta seguirá em risco sem esforços internacionais contra as emissões de gases de efeito estufa.
Apesar do tom crítico, reforçou a disposição para o diálogo. “Não há diferenças ideológicas que impeçam dois governos de trabalharem juntos. Mas a democracia e a soberania do Brasil não estão em negociação.”